Geral

Agência de fomento e secretaria discutem linhas de crédito para APLs

14/04/2015
Agência de fomento e secretaria discutem linhas de crédito para APLs
APL da Rizicultura pode ser um dos beneficiados pela linha de crédito

APL da Rizicultura pode ser um dos beneficiados pela linha de crédito

    Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) discutiram, nesta segunda-feira, 13, a abertura de linhas de crédito para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de baixa renda. O encontrou teve participação do diretor presidente da Desenvolve, Antônio Pinaud.
Na ocasião, foram debatidos o acesso dos arranjos a financiamentos e possibilidade de um foco maior na área de tecnologia e economia criativa. A linha de governança voltada aos grupos também deve passar por alterações, ficando mais voltada a uma interação entre eles, além de uma movimentação maior em relação às inovações.
Os representantes da agência de fomento também sinalizaram a abertura de dois editais de financiamento ainda este ano, que devem atender aos APLs de baixa renda. A ideia é fornecer crédito suficiente para fomentar o crescimento dos empreendedores e gerar uma maior abertura de mercado para comercialização dos produtos.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, a reunião foi muito importante para alinhar a estratégia entre as instituições. “Ficamos bastante satisfeitos com o encontro, pois encontramos um cenário favorável à ampliação das ações para os arranjos produtivos locais”, comemora.
Os APLs integram o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Sedetur em parceria com o Sebrae.