Geral

Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre os cuidados ao comprar água mineral

30/03/2015
Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre os cuidados ao comprar água mineral

Vigilância Sanitária Estadual não dá trégua e fiscalização de comercialização da água é rígida. (Foto: Olival Santos)

Vigilância Sanitária Estadual não dá trégua e fiscalização de comercialização da água é rígida. (Foto: Olival Santos)

Considerada um dos elementos essenciais para a vida, a água deve ser consumida com a segurança de que está potável e não oferece riscos à saúde. Para assegurar que ela não traga nenhum problema à saúde e livre de impurezas, a Vigilância Sanitária Estadual, em parceria com as vigilâncias sanitárias municipais, realiza fiscalizações nas indústrias e pontos de venda de água mineral.
O diretor estadual da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, lembrou que, por meio da fiscalização, a qualidade da água vendida em Alagoas é considerada segura para o consumo. “Através de ações educativas e fiscalizatórias, conseguimos elevar a segurança de todos. Conseguimos ainda mudar a consciência sobre a seriedade na manipulação e consumo da água”, destacou.
A orientação aos consumidores é de que eles devem observar as condições do local de venda e também das garrafas. “O cidadão deve reparar se o local de venda atende a requisitos de higiene, além de observar se as garrafas estão com danos, amassadas, por exemplo, ou ainda se possuem excesso de arranhões. O consumidor não deve comprar o produto caso o lacre esteja rompido, prazo de validade expirado ou se não possuírem o selo de fiscalização da Vigilância Sanitária”, recomendou o diretor.

 Armazenamento – Outro ponto de atenção que deve ser observado pelo comprador refere-se ao local de compra e armazenamento da água. O recipiente deve sempre estar protegido da luz solar direta, conservado em local seco e não pode estar colocado diretamente no chão. “A luz solar direta pode alterar a composição da água e proporcionar o surgimento de algas, que são prejudiciais à saúde”, afirmou a gerente da água de alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Márcia Santana.
Ela reforça, ainda, que a água não pode ser colocada próxima a produtos de limpeza e só pode ser vendida em locais de venda de alimentos. “A atuação junto aos pontos de venda é feita pelas vigilâncias sanitárias municipais e conta com o apoio da gestão estadual para garantir a saúde e bem estar de todos”, salientou Márcia Santana.

 Cuidados na Fabricação – Como parte do trabalho de fiscalização do engarrafamento da água mineral, a Vigilância Sanitária Estadual realiza visitas técnicas nas empresas de engarrafamento e distribuição de água mineral do estado. Durante a ação, é constado se há o cumprimento das normas regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que preveem cuidados como a ausência de manipulação humana durante todo o processo.
O diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, ressaltou que os alagoanos podem consumir á água mineral com segurança, desde que observadas às dicas expostas. Ele ressaltou que, ao ser constatada alguma irregularidade, os consumidores devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária Estadual para formalizar uma denúncia. “Basta ligar para 3315 – 3779 ou 3315 – 6691”, informou.