Geral

Entrada do Porto de Maceió é bloqueada por Sem-terra

05/03/2015
Entrada do Porto de Maceió é bloqueada por Sem-terra

Foto: Naftali Oliveira/G1

Foto: Naftali Oliveira/G1

Trabalhadores rurais integrantes do Movimento Via do Trabalho (MVT) em Alagoas bloquearam, na manhã desta quinta-feira (5), o acesso ao Porto de Maceió, localizado no bairro de Jaraguá.

De acordo com o coordenador estadual do MVT, Marcos Antônio da Silva, o “Marrom”, o grupo pretende pressionar a direção do Porto para dar celeridade às reivindicações do movimento. “Ocupamos o Porto de Maceió, por tempo indeterminado, porque eles são um órgão federal importante. A direção pode nos ajudar a marcar uma reunião com o Incra nacional”, explicou.

Segundo o chefe de gabinete do Porto de Maceió, Leandro Moreira, representantes da administração portuária estão tentando negociar a liberação do acesso ao local, para evitar que a paralisação nas atividades afete a economia do estado.

Os manifestantes chegaram ao Porto após uma passeata que saiu da Praça Sinimbu, onde o grupo está acampado desde terça-feira (3). Na oportunidade, eles também ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no centro da capital.

A pauta do MVT cobra mais agilidade nos processos de reforma agrária nos acampamentos e assentamentos do estado entre outras reivindicações.

“A pauta de reivindicações é extensa. A gente cobra entrega de casas, vistoria técnica do Incra para desapropriação de terras, reforma agrária e urbana, além de cobrar investigações sobre a morte de um adolescente de um dos nossos assentamentos, que foi assassindo em São Miguel dos Campos”, afirma Marrom.

Redação com G1/AL