Geral

Desenvolve define grupo de trabalho para responsabilidade socioambiental

26/03/2015
Desenvolve define grupo de trabalho para responsabilidade socioambiental
Encontro de colaboradores da Desenvolve, que ratificou missão, visão, valores e código de ética que reafirmam compromisso com o desenvolvimento sustentável do Estado (Foto: Ascom)

Encontro de colaboradores da Desenvolve, que ratificou missão, visão, valores e código de ética que reafirmam compromisso com o desenvolvimento sustentável do Estado (Foto: Ascom)

A Agência de Fomento do Estado de Alagoas – Desenvolve definiu grupos de trabalho com a participação das áreas de risco, crédito, recursos humanos, comunicação e aquisições com o intuito de estimular o envolvimento dos clientes da agência. Para isso, levou-se em consideração as rotinas e procedimentos, avaliação prévia dos potenciais impactos socioambientais e os devidos registros de perdas, além do gerenciamento para adequação das práticas de acordo com as mudanças legais e de mercado.
Esses foram os principais pontos durante encontro nesta quinta-feira (26) para discutir a Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA). Trata-se de um documento que estabelece princípios e diretrizes para o desenvolvimento e implementação de políticas e práticas sustentáveis.
O documento leva em conta o alinhamento com seus colaboradores, ratificando sua missão, visão, valores e código de ética que reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do Estado.
Na ocasião, foram apresentados os princípios e as diretrizes que nortearão a postura a ser adotada pela Agência de Fomento na definição de sua política e plano de ação para aplacar a ocorrência de perdas decorrentes de danos socioambientais. Segundo Antonio Pinaud, presidente da Desenvolve, “as diretrizes de responsabilidade social e ambiental, em conjunto com outros instrumentos, orientam a atuação da organização na promoção da sustentabilidade”. Ele se refere às atuações estratégica e operacional, as partes interessadas e seus impactos sobre a sociedade e o meio ambiente.
A política e o plano de ação devem estar alinhados com os princípios de relevância e proporcionalidade, de acordo com a natureza e a complexidade das atividades, operações, produtos e serviços oferecidos pela agência.
A Política de Responsabilidade Socioambiental foi estabelecida através da Resolução nº 4327, de 25 de abril de 2014, que dispõe sobre as diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na implementação dessa política pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.