Cidades

Arapiraca: Primeira Infância recebe mais um curso de formação nesta semana

23/03/2015
Arapiraca: Primeira Infância recebe mais um curso de formação nesta semana

agapi3(4) Em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), acontecerá nas próximas quinta (26) e sexta-feiras (27) a 3ª etapa do Curso de Formação de Multiplicadores Agapi – Arapiraca Garante a Primeira Infância.
Iniciando sempre às 8h30 e se estendendo até as 17h, o psicoterapeuta Marcos Davi, consultor da FMCSV – uma das maiores instituições no âmbito –, o evento será realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), bairro de Santa Edwiges.
Ele vai explanar sobre pré-natal, puerpério, amamentação e puericultura com enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, professores, farmacêuticos, médicos, assistentes sociais e nutricionistas das Unidades de Saúde Básicas (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Educação Infantil (CEI), as conhecidas creches municipais.
Na etapa anterior do curso, foi levantado um panorama dos 10 territórios onde o Agapi atua, nos bairros Manoel Teles, Canaã, Canafístula, Pau d’Arco, Carrasco, Jardim das Paineiras, Bom Sucesso e Planalto e nos 1º e 3º Centros de Saúde.
“A fundação vê essa iniciativa em Arapiraca com muito bons olhos, pois há dois anos o Agapi acontece. Já houve várias aproximações entre ela e a Prefeitura. Inclusive, a prefeita Célia Rocha fez o curso com equipes da fundação na Universidade Harvard, nos EUA, sobre ‘Liderança Executiva em Primeira Infância’, e veio para Arapiraca, dando origem a este importante programa”, diz o consultor Marcos Davi.
Ele destacou ainda a linha inovadora do Agapi, com a apresentação do Plano de Atenção Integrada, feito pela Secretaria Municipal de Planejamento. “Esses profissionais que participaram do curso identificaram as famílias mais vulneráveis, atuando de forma integrada, em rede, e tentando identificar pontos positivos nas famílias em crise, que tem exponenciais para sair dela, com uma força que vai além dos bens materiais, a contar com o poder público”, pontua o consultor da FMCSV.
Para a secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, agora a meta é pensar nas realidades trabalhadas no evento e multiplicá-las, com o programa crescendo e atingindo as pessoas que mais precisam.