Geral

Secretaria de Educação inicia certificação dos aprovados no Enem

16/01/2015
Secretaria de Educação inicia certificação dos aprovados no Enem

Técnicos da SEE já estão recebendo solicitações de certificação dos aprovados (Foto: José Demétrio)

Técnicos da SEE já estão recebendo solicitações de certificação dos aprovados (Foto: José Demétrio)

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) começou esta semana a receber pedidos de emissão da certificação de conclusão do Ensino Médio dos alunos que  optaram por esta modalidade no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2014. Ao todo, 6.576 estudantes fizeram a opção pela certificação, na inscrição do Enem, em Alagoas.
No entanto, esses estudantes só podem requisitar a certificação caso sejam maiores de 18 anos e tenham conseguido a pontuação mínima nas provas do Enem, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo a gerente da Gerência de Orientação, Normatização e Inspeção Escolar da SEE, Juliana  Cahet, para ter acesso à certificação, o estudante precisa ter obtido pontuação mínima de 500 pontos na redação e de 450 pontos nas demais áreas de conhecimento. “Além disso, é preciso que ele tenha 18 anos completos até o dia da primeira prova do Enem”, acrescentou Juliana.

Portaria

A expedição dos certificados de conclusão do Ensino Médio foi regulamentada pela Portaria 002/2015, assinada pelo secretário estadual da Educação, Luciano Barbosa, e publicada na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial do Estado. A portaria estabelece o prazo máximo de 45 dias para a entrega do documento, a contar do pedido feito pelo estudante interessado.
A certificação tem que ser solicitada na Gerência de Orientação, Normatização e Inspeção Escolar, localizada na sala 17 da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol. Nos primeiros dias, a procura tem sido intensa.
“Só ontem, a gente encaminhou mais de 20 pedidos de certificação do Ensino Médio, além do atendimento das pessoas que nos procuram querendo saber se conseguiram a pontuação mínima para dar entrada no documento”, revelou Juliana Cahet. Segundo ela, a pontuação pode ser obtida pelo estudante, acessando o site oficial do Enem, na internet.