Geral

Última formatura do ano tem homenagens e reinauguração de posto

23/12/2014
Última formatura do ano tem homenagens e reinauguração de posto

Oficiais e praças participaram da solenidade de formatura e reabertura de posto (Foto: Ascom CBMAL)

Oficiais e praças participaram da solenidade de formatura e reabertura de posto (Foto: Ascom CBMAL)

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel BM Gláucio Alcântara, reuniu a tropa, entre oficiais e praças, em uma formatura geral para fazer o balanço do ano de 2014 e realizar a reinauguração do Posto Pajuçara, que desde o início do mês de outubro estava em processo de reforma. A ação tornou a manhã desta terça-feira (23) mais iluminada para a corporação.
Na ocasião, o Comando Geral realizou diversas homenagens, enaltecendo alguns militares da Corporação pelos relevantes serviços prestados no desempenho de suas funções. “Sem vocês meu comando não seria possível”, falou. Para o coronel Gláucio, 2014 foi um ano abençoado, cheio de conquistas e aquisições que merecem ser comemoradas e festejadas. Ele aproveitou a oportunidade para citar todas as viaturas e equipamentos operacionais que foram comprados durante o seu comando, entre eles as viaturas de auto mergulho e auto comando de área, conjuntos de aproximação para combate a incêndios, desencarceradores hidráulicos, entre diversos materiais operacionais e administrativos que vão dar um grande apoio as ações do CB.
O coronel Gláucio também recebeu das mãos do diretor geral do Hospital do Coração dois desfibriladores externos automáticos, que auxiliarão nas emergências cardíacas atendidas pelos bombeiros militares. Ele aproveitou para agradecer a parceria que o Hospital do Coração vem dando para que o sonho de ter uma policlínica adequada para a Corporação seja realizado e reforçou que em 2015 muito ainda será feito para que esse sonho se torne realidade.
O ponto alto do evento foi a reinauguração do Posto Pajuçara, antigo Subgrupamento Independente Ambiental, que só foi possível graças ao empenho e dedicação de alguns militares da Corporação, entre eles o major BM Carlos Buriti e o capitão BM Gilmar Seara, que foram homenageados diversas vezes durante a solenidade, e também graças a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, empresas privadas, do Corpo de Bombeiros Militar e da Prefeitura de Maceió.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, se mostrava imensamente feliz por ter contribuído de forma direta para que a reforma do Posto pudesse ser feita e concluída ainda esse ano. “O Corpo de Bombeiros é a instituição com mais credibilidade há cinco anos consecutivos e isso não é à toa. Aqui eu vejo homens e mulheres abnegados, prontos para atuar. E saber que eu e toda a minha equipe da Prefeitura pudemos fazer algo por vocês e para vocês é muito gratificante. Sabemos que a sociedade alagoana está imensamente feliz por ter mais um quartel dos bombeiros para melhor servi-los”, citou.
O antigo Subgrupamento foi operacionalizado em agosto de 2008 com a missão de realizar atividades de busca e salvamento, entre eles o salvamento em altura, salvamento terrestre, salvamento veicular e toda e qualquer ocorrência de urgência e emergência que vise à proteção ambiental.
Em 2012 o posto foi desativado devido à necessidade de reforma e desde então ficou sem prestar o apoio que oferecia no serviço operacional do CBMAL. Há cerca de dois meses, com o apoio da Prefeitura de Maceió, o  Corpo de Bombeiros Militar iniciou a reforma do Posto, o que permite que o ano de 2015 já se inicie com mais esse apoio operacional na capital alagoana.