Geral

HGE realiza mais de mil cirurgias com procedimentos endovasculares

29/12/2014
HGE realiza mais de mil cirurgias com procedimentos endovasculares

Médicos submetem paciente a cirurgia vascular com procedimentos endovasculares de alta complexidade (Foto: Ascom HGE)

Médicos submetem paciente a cirurgia vascular com procedimentos endovasculares de alta complexidade (Foto: Ascom HGE)

A nova técnica de cirurgia vascular, que realiza procedimentos através de pequenas incisões e com sedação mais leve, já salvou a vida de mais de mil pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo dados da unidade hospitalar, de abril de 2014, quando começou a funcionar, até novembro passado, das 1.737 cirurgias realizadas pela equipe vascular, 1.186 foram endovasculares.
Os procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos vêm diminuindo a necessidade de amputações de membros de alguns pacientes. Eles atuam no diagnóstico e tratamento de doentes que apresentam problemas na circulação arterial, venosa ou linfática.
O coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do HGE, médico Cézar Ronaldo Alves, ressaltou que a nova técnica endovascular fornece uma perspectiva diferente para os pacientes. Isso porque o tempo de recuperação é mais rápido, as incisões são menores e não há a necessidade de internar o paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“A prática trata-se de uma técnica cirúrgica com o objetivo de minimizar as vias de acesso a determinados vasos, necessárias à resolução de problemas vasculares complexos. O procedimento é feito por meio de catéteres, fios guias e stent. A maior diferença entre a cirurgia vascular e a endovascular é a forma de acesso aos vasos, que necessitam de intervenção”, esclareceu o cirurgião.
De acordo com o médico, o procedimento traz menos complicações no pós-operatório e o tempo de internação hospitalar é dramaticamente reduzido. Para se ter uma ideia, na cirurgia convencional, a internação dura de sete a 10 dias, enquanto que no procedimento endovascular, o tempo é reduzido para dois a três dias.
O Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do HGE funciona na Unidade Hospitalar Especializada Irmã Dulce. O Serviço realiza angiografias diagnósticas e cirurgias endovasculares, com procedimentos minimamente invasivos. Todos com cobertura do SUS.