Geral

Gestores municipais recebem equipamentos para Vigilância em Saúde

23/12/2014
Gestores municipais recebem equipamentos para Vigilância em Saúde
Técnicos e gestores foram orientados sobre os equipamentos e publicações para fortalecer a Vigilância em Saúde (Foto: Carla Cleto)

Técnicos e gestores foram orientados sobre os equipamentos e publicações para fortalecer a Vigilância em Saúde (Foto: Carla Cleto)

Técnicos e gestores de 63 municípios alagoanos receberam nesta segunda-feira (22), no Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Poço, equipamentos e publicações para melhorar a estrutura e fortalecer os setores de Vigilância em Saúde.
A titular da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Sandra Canuto, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ressaltou que os municípios serão equipados segundo a necessidade de cada um, e terão documentos que orientarão os prefeitos e secretários de saúde sobre o melhor funcionamento dos setores em questão.
De acordo com Sandra, a maior importância da entrega de equipamentos e documentos é a estruturação da Vigilância dos municípios, não só em termos físicos, mas legislativo, e fazer com que conheçam os indicadores de saúde de suas localidades, uma vez que, atualmente, as doenças crônicas não transmissíveis têm matado mais que as transmissíveis.  “A partir do momento que eles têm a análise da situação da saúde dos seus municípios, podem planejar as ações com evidências no que está acontecendo em sua região”, destacou.
Durante o evento, foram entregues 22 motocicletas para coleta de material laboratorial descentralizado; 11 cadeiras para coleta de sangue; seis equipamentos para bioquímica ; 11 turbidímetros; quatro lava olhos; dez geladeiras; 120 aparelhos de ar condicionados para salas de vacina. Além disso, foram distribuídas publicações sobre a Análise da Situação da Saúde – 2014; Atlas de Mortalidade por Homicídio 2000-2013 e Atlas de Mortalidade por Câncer 1996-2013.
A Cartilha da Vigilância para Gestores e Profissionais da Saúde 2014 é a primeira publicação com este enfoque que o Estado lança e distribui para os municípios. Foram lançados ainda o Mapeamento das áreas de risco de acidentes com cargas perigosas de 2014; Índice de Desenvolvimento de Saúde (IDS) de Alagoas 2013 e o Boletim Epidemiológico AIDS/DST e Hepatite Virais 2013.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Normanda Santiago, afirmou que os equipamentos vão melhorar a assistência prestada pela Vigilância aos municípios. “Com estas publicações, os gestores têm um elenco de conhecimentos para planejar melhor as ações de saúde. Precisamos avançar muito e é importante o apoio dos prefeitos e secretários na parte técnica da vigilância operacional”, destacou.
O prefeito de São Luis do Quitunde, Eraldo Pedro da Silva, afirmou que a ação vai facilitar o serviço prestado à população. O gestor recebeu um refrigerador, lava olho e um ar condicionado. Satisfação semelhante demonstrou a secretária de saúde de Campo Alegre, Tamiries Santos. “A moto que recebemos hoje vai facilitar muito a coleta de sangue, principalmente porque também atendemos a usuários do distrito de Luziápolis. Com este veículo, o sangue vai chegar mais rápido ao laboratório central”, ressaltou.
A seleção dos municípios agraciados se deu após diagnóstico traçado por técnicos de Vigilância em Saúde nos municípios alagoanos e por meio de visitas “in loco”. Eles observaram as formas de organização dos respectivos setores; estrutura física; condições dos equipamentos; processos de trabalho e percepções dos gestores e trabalhadores sobre o setor. O estudo possibilitou a elaboração do perfil da Vigilância em Saúde em Alagoas.