Geral

Estudante leva duas medalhas na Olimpíada de Língua Portuguesa

26/12/2014
Estudante leva duas medalhas na Olimpíada de Língua Portuguesa

finalistaCom o texto “O Jardim da Rua 16”, o estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Arapiraca, Luiz Eduardo Lima Aguiar, levou duas medalhas na final da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, realizada em Brasília na semana passada.
A 4ª edição do evento veio com o tema “O Lugar Onde Vivo” e contou com a participação de milhares de estudantes de todo o país. Luiz Aguiar, que agora tem como meta cursar Jornalismo, ficou com as medalhas de prata e de bronze.
Como cronograma da olimpíada, todos os finalistas ganhariam medalha de bronze, representando a honraria. Ainda assim, o jovem de 17 anos trouxe para Arapiraca a prata com um artigo opinativo que defende uma regulamentação do ofício das profissionais do sexo, baseado no direito ao próprio corpo.
Ele tratou da vida das prostitutas que trabalham e ganham seu sustento na Rua 16 de Setembro, bairro do Centro. “Fiquei contente em poder abordar tal temática e espero contribuir ainda mais no futuro, já que pretendo fazer jornalismo. Adorei representar o nome de Arapiraca e voltar com essas medalhas. Estou muito feliz”, diz ele, que teve orientação da professora do Ifal Arapiraca, Sandra Lima.
A olimpíada desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Ela tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. E, nos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos. O evento é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.