Geral

Empresários acompanham avanço das obras do Polo de Tecnologia do Jaraguá

10/12/2014
Empresários acompanham avanço das obras do Polo de Tecnologia do Jaraguá
ecretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, destacou a importância da parceria entre o setor público, privado e a academia para o desenvolvimento da área (Foto: Ailton Cruz)

ecretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, destacou a importância da parceria entre o setor público, privado e a academia para o desenvolvimento da área (Foto: Ailton Cruz)

  Empresários da área de Tecnologia da Informação, professores e representantes do Governo de Alagoas participaram, nesta quarta-feira (10), de um café da manhã realizado nas obras do Polo de Tecnologia, da Informação, Comunicação e Serviços (TICS), em Jaraguá. O encontro teve como objetivo acompanhar o avanço da construção do empreendimento, que deve fortalecer a integração dos agentes e o desenvolvimento do setor.
Na ocasião, o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, destacou a importância da parceria entre o setor público, privado e a academia para o desenvolvimento da área, que obteve significativa evolução nos últimos quatro anos com o fomento de empresas jovens e inovadoras locais.
“Estamos fechando um ciclo de muitas vitórias, com o fortalecimento da articulação entre os que atuam no setor no estado e um cenário propício para investidores e desenvolvedores. O Polo virá para agregar setor produtivo, Universidade e governo em prol do desenvolvimento da área. Com certeza, é um dos resultados importantes do Governo Teotonio Vilela, um marco referencial para a Tecnologia de Alagoas, uma conquista para a nossa Maceió”, disse.
O presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Alagoas (Assespro/AL), Jean Paul Torres, reconheceu os avanços do setor e ressaltou o papel do polo em “facilitar e apoiar as jovens empresas de TI e as já existentes, além de atrair investidores e empresas de fora”.
Responsável pela gestão do setor e articulação entre os agentes, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec) é o órgão público que estará à frente das demandas apresentadas pelo estado. “Vamos organizar as demandas e traduzi-las para o setor. Dentro do tripé formado pelo privado, público e universidade, temos papel fundamental na gestão dessas demandas e no fomento às empresas inovadoras”, explicou.
Com um investimento de R$ 15 milhões do Governo do Estado, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Polo de TICS funcionará próximo ao Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. A entrega do prédio está prevista para o final de 2015.

    Ambiente de Inovação Tecnológica em Jaraguá

A obra do Polo de Tecnologia da Informação marca uma nova era no bairro histórico de Maceió, pois juntamente com a sede da Secti, forma o ambiente do Parque Tecnológico de Alagoas que vai tomando dimensões físicas, fomentando e consolidando a inovação tecnológica na região do Jaraguá.
O diretor de Projetos Especiais da Assespro, Bruno Bessa, ressaltou que a obra do Polo é uma demonstração do quanto o setor cresceu e conquistou importante espaço no desenvolvimento do Estado. Já Jean Paul Neuman,  organizador do evento, destacou que o futuro da área de TI está traçado e necessita do envolvimento de todos os empresários, das universidades e dos governos municipais e do Estado.