Geral

Conselho de Educação comemora 52 anos e homenageia educadores

23/12/2014
Conselho de Educação comemora 52 anos e homenageia educadores
Foram dez os agraciados com a Comenda do Mérito Educativo Alagoano (fotos: José Demétrio)

Foram dez os agraciados com a Comenda do Mérito Educativo Alagoano (fotos: José Demétrio)

   Na ocasião em que comemorou seu 52º aniversário, o Conselho Estadual de Educação (CEE) homenageou dez educadores pelos seus relevantes serviços prestados à educação alagoana com a Comenda do Mérito Educativo Alagoano. O evento foi realizado na última sexta-feira (19), na Associação Comercial, em Jaraguá, com a presença da secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque; do presidente do CEE, Jairo Campos e conselheiros do órgão.
“O Conselho Estadual de Educação é um órgão essencial para o encaminhamento das políticas educacionais de nosso Estado e, nesta data em que comemoramos os seus 52 anos, dez educadores com uma imensa contribuição à educação pública de Alagoas são reconhecidos com a Comenda do Mérito Educativo”, destaca a secretária Stella Albuquerque.
Na ocasião, também houve o lançamento da revista Edita, contendo todas as resoluções e atos normativos publicados pelo Conselho em 2014. “Esta publicação traz uma síntese de todo o trabalho do CEE durante o ano, com todos os pareceres e instrumentos normativos. Dentre eles, destacamos a resolução que regulamenta a educação das prisões e que é uma legislação bastante arrojada”, avalia o presidente do CEE, Jairo Campos.
A escolha dos dez agraciados com a Comenda se deu por meio de um decreto regulamentando as propostas apresentadas pelos conselheiros e pela sociedade, as quais foram validadas com os votos dos membros do Conselho.
Um dos homenageados da noite, o reitor da Ufal Eurico Lôbo se disse honrado em receber a comenda. “Desde que cheguei a Alagoas, há 32 anos, pautei minha atuação em prol de uma educação pública de qualidade, com ênfase no ensino superior. Sinto-me muito feliz por receber este reconhecimento e também pelos demais homenageados”, ressaltou.
Outro agraciado com a honraria, o vice-reitor da Uneal, Clébio Araújo, declarou que a Comenda representa o reconhecimento de sua trajetória de luta contra o racismo e em prol das religiões de matriz africana. Historiador com 12 anos de atuação no ensino superior, Araújo esteve à frente do projeto Xangô Rezado Alto, que, em 2012, gerou o pedido de desculpas oficial do governador Teotonio Vilela pelo “Quebra de 1912”, episódio marcado pela perseguição aos religiosos de matriz africana em Alagoas.
“Há 15 anos trabalho a questão da diversidade na educação pública e a luta contra o racismo. Por meio desta Comenda, sinto que todos os afrodescendentes e religiosos de matriz africana também foram homenageados”, frisou Clébio.
Professor e coordenador pedagógico da Escola Pajé Miguel Celestino, Gecinaldo Xukuru-Kariri dedicou a Comenda aos povos indígenas de Alagoas. “Sou o terceiro representante indígena a receber esta honraria, sendo precedido por Maria do Carmo, da comunidade Kariri-Xocó, e por Maninha, da comunidade Xukuru-Kariri. Esta comenda fortalece ainda mais a nossa luta”, afirmou Gecinaldo.

    Homenageados

Foram agraciados com a Comenda o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo; o vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Correia de Araújo; a antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros; a professora alfabetizadora Djalmice Maria Gama Calado; o professor e liderança indígena Gecinaldo Xukuru-Kariri; a professora e advogada Célia Margarida de Souza Cavalcante (in memoriam); a professora e pesquisadora do Núcleo Temático Mulher e Cidadania da Ufal, Maria Aparecida Batista de Oliveira; a professora, médica e pesquisadora na área de saúde Celina Maria Costa Lacet; a vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Alagoas (Sinepe/AL) e ex- secretária de Educação de Penedo, Lúcia Regueira Lucena; e a educadora Mathilde Aranha Falcão, que há 66 anos contribui para a educação do município de Viçosa.