Geral

Ações da Seagri contribuem com o desenvolvimento rural em Alagoas

24/12/2014
Ações da Seagri contribuem com o desenvolvimento rural em Alagoas
Programas estaduais contribuem com a diminuição do êxodo rural (Fotos: Arquivo Seagri)

Programas estaduais contribuem com a diminuição do êxodo rural (Fotos: Arquivo Seagri)

    O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), atua para proporcionar melhor qualidade de vida para as famílias dos 102 municípios alagoanos. Com o cultivo de alimentos e a criação de animais, o pequeno produtor já consegue garantir o alimento e o sustento da família por meio do comércio destas atividades, fazendo uso das políticas públicas desenvolvidas pelos governos federal e estadual.
Entre as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, estão os programas Alagoas Mais Leite, Mais Irrigação, Água Para Todos, Distribuição de Sementes, Avicultura Familiar, dentre outros que vêm contribuindo, desde 2007, com o desenvolvimento rural e o a fixação do homem no campo.
Por meio do Programa do Leite são distribuídos 80 mil litros do alimento por dia a 80 mil famílias cadastradas. O Programa permite benefício não só às famílias receptoras, mas também ao produtor fornecedor, através da compra do leite produzido em sua propriedade, pelo Governo, a preço justo e tabelado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atualmente o valor é de R$ 1,14 por litro.
“O Programa do Leite é muito completo, pois movimenta a cadeia produtiva de ponta a ponta. Nós temos convênio com o produtor que fornece leite através das cooperativas, com instituições e laticínios para captação, processamento, comercialização, garantia na qualidade e entrega do leite, e prefeituras, que fazem a distribuição do produto às famílias cadastradas”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Hoje 3.200 produtores fornecem leite ao programa dentro dos critérios. No caso de ser um beneficiário receptor, é necessário ter na família gestante, a partir da constatação da gestação pelas unidades de saúde, crianças de 2 a 7 anos, nutrizes até 6 meses após o parto, idosos com mais de 60 anos e outros desde que justificado e autorizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional  (Consea) e pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).
Já o Programa Alagoas Mais Leite, tem por objetivo a reestruturação da cadeia produtiva do leite no Estado de Alagoas, através de ações de gestão da unidade produtiva, nutrição adequada ao animal, melhoramento genético e qualidade do leite que resultarão no aumento da produtividade e melhor eficiência produtiva. São garantias de aumento na renda familiar e redução no êxodo rural.

Mais irrigação

O Programa Alagoas Mais Irrigação trouxe melhoria à qualidade de vida dos produtores, promovendo a segurança alimentar das famílias dos agricultores e pecuaristas dos municípios do semiárido alagoano. A metodologia do programa consiste em distribuir kits de irrigação para famílias de produtores, cuja capacidade de irrigação é de áreas entre 500 m2 e um hectare. O Programa beneficiou cerca de 800 agricultores familiares.
Outro forte aliado do produtor do semiárido é o Programa Água Para Todos (PAT) que atua proporcionando às famílias água o ano todo, através da construção de cisternas de armazenamento de água para consumo humano e para o sustento animal e vegetal. O PAT já beneficiou mais de sete mil famílias, através da construção de 4.070 cisternas de 16m3, 3.371 cisternas de 52m3, 220 barragens e 50 tanques de pedra. O programa tem validade até 2015, onde visa concluir o projeto de atender as 8.161 famílias cadastradas.

Distribuição de sementes

O Programa de Distribuição de Sementes é desenvolvido para aumentar a produtividade dos agricultores familiares, com consequente ampliação da renda e da segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas. Desta forma, as ações procuram gerar, a médio prazo, autonomia local de sementes de qualidade, em apoio à constituição e fortalecimento de Bancos de Sementes Comunitários. Com as ações do programa, entre 2013 e 2014, mais de 13 mil famílias foram beneficiadas com a distribuição de mais de 1 mil kg de sementes, subdivididas em arroz, feijão, milho, algodão, sorgo e mamona.
A Seagri foi pioneira em desenvolver uma atividade voltada à mulher do pequeno produtor, que muitas vezes ficava apenas com a atividade do lar, sem que pudesse gerar renda para auxiliar nas despesas da casa. Pensando nisso, a Secretaria da Agricultura desenvolveu o Programa de Avicultura Familiar, que consiste na distribuição de aves a 50 famílias de 17 municípios alagoanos. Cada família recebe 100 aves, sendo, 30 aves de postura e 70 aves de corte, e 200 kg de ração para cada produtor.
Após a seleção dos beneficiados e assinaturas de contratos, são feitas capacitações e cursos de manejo e criação de galinhas caipiras. Apenas as famílias cadastradas em associações ou cooperativas podem aderir ao Programa. Durante o programa, 900 famílias receberam 43.500 aves de corte, 25.500 aves de postura, totalizando 69 mil aves. Hoje, muitas dessas mulheres têm seu próprio dinheiro e ajudam no sustendo da família.

 Mais Ovinos

O Programa Alagoas Mais Ovinos foi desenvolvido para promover o melhoramento genético contínuo da ovinocaprinocultura e beneficiar os pequenos produtores. O Programa atende a aproximadamente mil famílias de 28 municípios do Sertão e Agreste. Cada produtor familiar recebe sete matrizes mestiças de ovinos e um reprodutor e se comprometem, através de assinatura de contrato de empréstimo, a devolver individualmente ou em grupo, o total de sete fêmeas no prazo máximo de cinco anos. Com o programa, 990 famílias de 28 municípios foram beneficiadas, através da entrega de 7.098 animais.

Combate à aftosa

O ano de 2014 foi de grande importância para o Estado de Alagoas e para o mercado de cultivo bovino. Após 14 anos, Alagoas conquistou a certificação internacional de zona livre da febre aftosa com vacinação dada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Com isso, terminaram as restrições que ainda existiam no trânsito de animais para outros estados que já haviam recebido a certificação internacional. Para transporte do animal, o criador precisa apresentar a Guia de Trânsito Animal (GTA), acompanhada de exames exigidos de brucelose e tuberculose. Alagoas e os demais Estados beneficiados podem exportar para mercados internacionais produtos de origem bovina.
As ações da Seagri são desenvolvidas com o apoio do Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Sebrae, Emater e demais unidades de apoio ao fomento agropecuário.