Geral

Semana do Servidor tem início na Educação com serviços de saúde

20/10/2014
Semana do Servidor tem início na Educação com serviços de saúde

Servidores atendem à convocação da SEE e participam dos serviços oferecidos (Foto: Valdir Rocha)

Servidores atendem à convocação da SEE e participam dos serviços oferecidos (Foto: Valdir Rocha)

  A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) iniciou a semana convidando os seus servidores para Cuidar da Saúde. As atividades tiveram início na manhã desta segunda-feira (20) dentro das comemorações da Semana do Servidor e acontecem no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). A iniciativa é do Núcleo de Qualidade de Vida (Nuqav) da SEE.
A ação foi desenvolvida em parceria com o programa de extensão do Centro Universitário Tiradentes (Unit), com o projeto Unit Social, promovendo a articulação entre ensino, pesquisa e interação social, a partir das atividades práticas desenvolvidas em atendimento à comunidade, levando ao Cepa cerca de 30 alunos e pelo menos seis professores dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia, oferecendo serviços como aferição de pressão, exames de glicemia e IMC, teste da Pisada, aplicação de flúor, massoterapia, além de orientações para prevenção ao Alzheimer, aos cânceres de mama e do colo do útero, entre outros.
Os serviços foram ofertados aos servidores, alunos e comunidade em geral, disponíveis em tendas montadas em frente à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), outra importante parceira do evento.

    Aprovação dos Servidores

Para os servidores que prestigiaram a ação, a iniciativa é muito importante e proporciona cuidados que normalmente não estão acessíveis no dia a dia e ainda alerta para cuidados básicos com a saúde. É o que afirma o servidor do Núcleo de Vida Funcional (Nuvif), Ulisses Acácio, que foi beneficiado com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e aplicação de flúor. “Acho importante demais. É um alerta aos servidores de que é preciso se prevenir. Hipertensão e diabetes são doenças muitas vezes silenciosas e nós negligenciamos esses cuidados”, declara.
Esta é também a opinião da servidora da Secretaria Administrativa do Gabinete (Segab), Silvana Dias, que aproveitou o momento para verificar sua glicemia, pressão arterial, além de relaxar com a massoterapia. “É uma iniciativa excelente iniciativa e acho que todos os servidores devem prestigiar”, avalia.

    Convite à participação

Para a equipe organizadora, a preparação desta semana especial e festiva requer muita dedicação e compromisso dos envolvidos e parceiros. Com foco na saúde e bem-estar dos servidores, foi organizada baseada nos números do próprio Nuqav em termos de adoecimentos e licenças, e visa, sobretudo, trabalhar a prevenção. A equipe destaca a importância da participação de todos e pede o apoio das lideranças no encaminhamento dos servidores para participação.
A semana do servidor na Educação vai até a sexta-feira (24). Nesta terça (21), as atividades serão internas, no prédio da 15ª CRE, com oficinas antiestresse e exames de audiometria, abertas aos servidores que fizeram pré-inscrição no Nuqav. O serviço de triagem auditiva (exames de audiometria) possui limite de 50 vagas e será realizado em parceria com o Centro de diagnóstico em fonoaudiologia.
A quarta-feira (22), no Teatro Linda Mascarenhas, será voltada para as homenagens aos servidores destaque da SEE em 2014, onde 15 profissionais de uma cada CRE e administração central  serão agraciados, com destaque para os quatro servidores indicados à medalha Sílvio Viana. Na oportunidade, a secretaria fará ainda o lançamento do Programa de Qualificação e do Manual do Servidor.
Já na quinta-feira as ações serão realizas no interior do estado, na 10ª CRE, em Porto Calvo, com oficinas do Programa Voz que Ensina, que trazem dicas para os cuidados com a voz para os professores.
A programação se encerra na sexta-feira (24), também no Cepa, em frente a 15ª CRE, com mais serviços de saúde, oferecidos pela Faculdade Maurício de Nassau.