Geral

Portobello deve ser inaugurada em Alagoas até dezembro de 2014

22/10/2014
Portobello deve ser inaugurada em Alagoas até dezembro de 2014
Governador Teotonio Vilela durante encontro com executivos da Portobello, na terça-feira: mais um grande investimento que será inaugurado no Estado para geração de emprego e renda (Fotos: Tércio Capello)

Governador Teotonio Vilela durante encontro com executivos da Portobello, na terça-feira: mais um grande investimento que será inaugurado no Estado para geração de emprego e renda (Fotos: Tércio Capello)

O governador Teotonio Vilela reuniu-se na terça-feira (21) com os executivos da Portobello, empresa catarinense especializada em revestimentos cerâmicos, para tratar do cronograma de inauguração da unidade fabril que está sendo construída no Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. Com investimentos de R$ 200 milhões e geração de cerca de mil empregos diretos e indiretos, a fábrica está prevista para ser inaugurada até dezembro deste ano.
“Acompanhei com muito orgulho a construção da indústria. Estudei o terreno, estive à frente nos momentos necessários para solucionar entraves burocráticos e posso garantir que a Portobello será um marco da indústria alagoana. Quando visitei a empresa em Santa Catarina anos atrás, compreendi a importância de trazer um empreendimento desse porte para Alagoas”, declarou Teotonio.
Para o diretor financeiro da Portobello, John Suzuky, o apoio do governo foi o diferencial para instalação da unidade em Alagoas. “Estamos muito animados com a implantação da nossa nova fábrica, pois durante todo trâmite burocrático o governo estadual nos atendeu com muita seriedade, compromisso, transparência e agilidade. Por isso, queremos fazer nossa parte, ajudando no desenvolvimento econômico do Estado, com geração de emprego para a população”, destacou.

Extensão de incentivos

Durante o encontro, os executivos aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre a possibilidade de extensão dos incentivos ao grupo, já concedidos pelo Governo de Alagoas, em 2013, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin). Segundo os executivos, o grupo Portobello S.A atuará em Alagoas por meio de uma subsidiária, a Companhia Brasileira de Cerâmica (CBC), tornando necessária a extensão dos benefícios.
A secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, explicou que por se tratar CNPJs distintos, a empresa deverá formalizar novo requerimento junto ao Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes). “Como o grupo já possui a licença ambiental para instalação, só será preciso agora o requerimento de extensão de incentivos fiscais e creditícios, que será avaliado na próxima reunião do conselho”, esclareceu.

Empresa

A Portobello é hoje uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina. Atualmente, o grupo atende países dos cinco continentes, além do mercado interno, por meio da Portobello Shop e do canal de vendas para a engenharia. Em Alagoas, a fábrica vai produzir revestimentos cerâmicos que atenderão a demanda do Nordeste, além de exportar para o mercado internacional, como os Estados Unidos.