Geral

Disque Denúncia em Alagoas registra mais de 30 mil ligações em três anos

20/10/2014
Disque Denúncia em Alagoas registra mais de 30 mil ligações em três anos
Maioria das denúncias é relacionada aos crimes com entorpecentes Foto: Divulgação

Maioria das denúncias é relacionada aos crimes com entorpecentes Foto: Divulgação

    A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) oferece o serviço de Disque-Denúncia em Alagoas, atendendo a mais de 30 mil denúncias desde 2011 por meio do número 181. Durante esses três anos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil trabalham em conjunto em defesa da segurança por meio da informação registrada pela população.
O Disque-Denúncia é um instrumento que contribui com o trabalho de inteligência das polícias, por meio de informações sobre crimes, tráfico de drogas e pista de localização de foragidos. Uma das formas de denunciar é através das ligações gratuitas, anônimas e sigilosas, pelo número 181.
O número de ligações tem aumentado nos últimos anos, diariamente são recebidas mais de 27 denúncias. Com a implementação do Brasil Mais Seguro esse número aumentou, chegando até 1.200 denúncias por mês. De acordo com o chefe dos Núcleos dos Centros Integrados de Operações da Defesa Social, major Álvaro Bonfim, a colaboração da população contribui com diminuição da criminalidade. “A população tem contribuído com a Defesa Social na elucidação de vários crimes no Estado”, disse.
Os dados oferecidos por meio da denúncia ajudam na investigação. A maioria das denúncias é relacionada aos crimes com entorpecentes. Outros casos recorrentes são comércio ilegal de aves silvestres, posse ilegal de arma, exploração de crianças, serviços clandestinos e locais que necessitam ser vistoriados. “É importante que a população continue contribuindo. Não precisa ter medo, porque as ligações são sigilosas”, afirma major Álvaro Bonfim.
Após a denúncia, o serviço tem 48 horas para encaminhar aos departamentos específicos, sendo eles a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, tornando a atividade mais ágil e eficiente.
Além do Disque-Denúncia 181, a população pode denunciar nos links disponíveis no site da Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros ou via e-mail: [email protected].