Geral

Turismo alagoano ganha com a nova sede do santuário do peixe-boi

10/09/2014
Turismo alagoano ganha com a nova sede do santuário do peixe-boi
Novas dependências da Associação qualificam o trabalho desenvolvido pelo projeto (Foto: Ascom Setur)

Novas dependências da Associação qualificam o trabalho desenvolvido pelo projeto (Foto: Ascom Setur)

O apresentador Luciano Huck, da Rede Globo, entregou nesta terça-feira (9) a nova sede da Associação de Condutores de Turismo e Observação do Peixe- Boi Marinho, localizada em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. Atraindo centenas de pessoas, Huck afirmou que o Estado é um dos lugares mais bonitos que já conheceu.
Durante toda a produção do quadro “Um por Todos, Todos por um”, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) deu suporte à equipe do apresentador para que pudesse captar as imagens na região Costa dos Corais. A abertura da matéria, que vai ao ar no próximo dia 27, foi feita na foz do Rio Tatuamunha, divisa entre os municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, onde é possível presenciar o belo encontro do rio com o mar.
Em entrevista para a assessoria de comunicação da Setur, o apresentador afirmou que ficou encantado com as belezas naturais de Alagoas e acredita no grande potencial turístico da região. “A Flávia, que é presidente da Associação, me contou que depois da criação deste projeto, o fluxo do turismo aumentou em cinco vezes. Espero que este trabalho supere este número, mas desejo também que a população ganhe com essa nova sede. Nossa ideia é que a iniciativa aumente a renda dessa comunidade local” conta Huck.
A presidente da Associação do Peixe-boi, Flávia Rêgo, diz que o projeto ficou simplesmente lindo. “Eu tinha noção de que iria ficar muito bonito, mas eles me surpreenderam: está incrível”. Rêgo, que é professora, disse que deixou a equipe à vontade para fazer a sede como queria, mas somente fez um pedido, prontamente atendido pela produção. “Eu, como educadora, pedi que deixasse um espaço para que pudesse educar as crianças da comunidade. A educação é a base de tudo e é preciso formar novos multiplicadores deste projeto. Nada melhor que começar pelas crianças. Elas serão os “peixes-boizinhos””, explica.
Durante os 10 dias em que aconteceu a reforma, a presidente da Associação foi para a Bahia, a convite do programa, para conhecer projetos parecidos com o do peixe-boi.  “Além da nova sede, o programa do Huck me proporcionou um conhecimento enriquecedor, e grande parte desta experiência irei aplicar aqui”, conta.
A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, acredita que com a nova sede a região ficará ainda mais valorizada. “Estamos consolidando um destino, que o próprio Luciano Huck intitulou como um dos lugares mais bonitos do Brasil e, se o santuário do peixe-boi já era um atrativo para os visitantes, agora a nova sede vai contribuir para aumentar ainda mais o fluxo turístico da Costa dos Corais, o que consequentemente vai ajudar a melhorar a renda da comunidade local”, diz Novis.
O apresentador prometeu voltar à nova sede daqui a 15 dias para ver como as coisas estão funcionando por lá. “Sempre que entregamos um quadro voltamos alguns dias depois para verificar como as coisas estão acontecendo”, finaliza Huck.
A Associação recebeu ainda um cheque de R$ 10 mil para ajudar na manutenção da nova sede. Este trabalho existe há cinco anos e reúne 53 moradores ribeirinhos, que oferecem passeios diários de jangada pelo Rio Tatuamunha, cuja principal atração é o turismo de observação do peixe-boi marinho, mamífero aquático ameaçado de extinção. A atividade congrega geração de renda e preservação ambiental.
Por estar inserida na Unidade de Conservação (UC) federal (APA Costa dos Corais), o turismo de observação é regrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA).