Geral

Sine Móvel disponibiliza carteira do trabalho a alunos do Pronatec

22/09/2014
Sine Móvel disponibiliza carteira do trabalho a alunos do Pronatec

Aluna atendeu chamamento da direção da escola e agilizou documento (Foto: José Demétrio)

Aluna atendeu chamamento da direção da escola e agilizou documento (Foto: José Demétrio)

  Com o objetivo de preparar estudantes da rede pública estadual, matriculados nos cursos do Pronatec, para iniciação no mercado de trabalho, a Diretoria de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) e o Sistema Nacional de Empresa (Sine), promove nesta segunda-feira (23), uma ação itinerante, o Sine Alagoas Móvel, visando a disponibilidade de carteira de trabalho e o cadastro no balcão Sine.
O serviço está disponível desde a manhã desta segunda-feira (22) e prossegue até às 17 horas, em frente à escola estadual Moreira e Silva, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), onde a Unidade Móvel encontra-se estacionada e pretende assistir aos alunos com idade a partir dos 16 anos, das escolas das 13ª, 14ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com previsão de atendimento de aproximadamente 180 estudantes.
Segundo a coordenadora da ação pela SEE, Maria da Graças Ferreira, a iniciativa resulta de uma pesquisa onde foi identificados um grande número de alunos matriculados no Pronatec ainda sem carteira de trabalho. A pesquisa foi iniciada na 2ª CRE, no município de São Miguel dos Campos, onde beneficiou cerca de 120 pessoas.
“Muitos alunos estão sendo preparados pelo Pronatec, mas não possuem a carteira de trabalho. Uma vez habilitados para o mercado, precisam estar devidamente preparados, inclusive portando a documentação necessária”, explica. Ainda de acordo com Maria das Graças, a ação acontecerá até o dia 29 deste mês, abrangendo todo o estado.

    Sine Alagoas Móvel

Também chamado de Sine Volante pelos técnicos do Sistema, o Sine Alagoas Móvel é um veículo pertencente à Seteq, totalmente equipado para atender a população dos 102 municípios alagoanos, oferecendo serviços de emissão de carteira de trabalho, intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, captação de vagas e orientação ao trabalhador.
Para Margarida Alves Rocha, responsável pela Unidade, o serviço visa atender principalmente à população do interior do estado, que têm maior dificuldade de acesso, bem como às pessoas que precisam de maior agilidade para aquisição de carteiras.
“Hoje em dia, para emitir a carteira, o cidadão agenda o serviço pela internet para ser atendido e, após o atendimento, espera em média 30 dias para recebê-la. Para facilitar o acesso a este serviço e engajar esses jovens no mercado, viemos aqui ao Cepa oferecendo o preenchimento automático e entrega em 15 dias”, comemora.
O atendimento é feito mediante apresentação de documentação, original ou cópia, de certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, com preenchimento direto via sistema. Os participantes recebem protocolo do atendimento e as carteiras serão entregues nas respectivas direções das escolas estaduais, que farão a distribuição com os alunos.

    Alunos aprovam a iniciativa

A oferta de serviços foi aprovada pelos estudantes, que além de não possuírem as carteiras, também não tinham  noção da sua importância e de como adquirir o benefício. É o caso da estudante do 2º ano da Escola Théo Brandão, localizada no conjunto Santo Eduardo, Ana Rebeca Santos França, que está cursando Técnico em Nutrição, pelo Pronatec. “A diretora perguntou quem queria e eu vim. Foi muito bom e agilizou muito já providenciar a carteira. Espero que ao final do curso eu consiga trabalhar na área”, declara.

 Cronograma

Após o atendimento aos estudantes de Maceió, no Cepa, o Sine Móvel segue para o interior, onde fará o atendimento de emissão de carteiras de trabalho para alunos do Pronatec nas seguintes escolas:

23, 24 e 25/09 – Escola Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo

26/09 – Escola Mileno Ferreira, em Santana do Ipanema

29/09-  Centro de Educação Profissional e Tecnológica Maria Alice Beltrão, em Coruripe

30/09 – Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios

01/10- Escola Estadual Pedro França Reis, em Arapiraca.