Geral

São Miguel dos Campos discute propostas para o Plano Estadual de Educação

09/09/2014
São Miguel dos Campos discute propostas para o Plano Estadual de Educação

Evento ocorreu no Fórum Dr. Antônio de Moura Castro, em São Miguel dos Campos, e teve como objetivo discutir as políticas públicas para o segmento Foto: José Demétrio

Evento ocorreu no Fórum Dr. Antônio de Moura Castro, em São Miguel dos Campos, e teve como objetivo discutir as políticas públicas para o segmento Foto: José Demétrio

Pais, servidores, alunos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e demais segmentos representativos da sociedade civil participaram, na manhã desta terça-feira (09), da primeira audiência pública no interior do Estado sobre Plano Estadual de Educação (PEE). O evento ocorreu no Fórum Dr. Antônio de Moura Castro, em São Miguel dos Campos, e teve como objetivo discutir as políticas públicas para o segmento no estado. A discussão atendeu ao convite o Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal).
Além de São Miguel dos Campos, outros municípios tiveram representação na audiência, a exemplo de Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro e Teotônio Vilela. As atividades iniciaram com uma palestra proferida pela professora Irailde Correia, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que apresentou números e elementos balizadores para as discussões posteriores.
Ela fez questão de ressaltar a importância da participação de todos os segmentos e das redes. “O intuito é fazer um debate efetivo com a população, pois as propostas contidas neste plano atingirão todos os setores educacionais de Alagoas”, ressaltou.
A coordenadora da 2ª CRE, Ana Paula Freire, também comemora a realização do evento. “É importante compartilharmos e discutirmos essa vivência do cotidiano das escolas e trazer suas experiências, fortalecidas por meio da parceria com os municípios da região”, comemora.
O coordenador do Fepeal, Juliano Brito, conta que o fórum promove as audiências públicas para ouvir todos os elos envolvidos no fazer educacional, sejam eles os que executam, a exemplo dos professores, ou os beneficiários destas ações, como os alunos, pais e população em geral. A ideia é avaliar o plano atual e ouvir novas propostas para o novo, que deve ser enviado para avaliação e aprovação da Assembleia Legislativa até 2015.
“No final do próximo ano termina a vigência do plano atual, que foi aprovado em 2006. É preciso avaliar junto à população as ações deste documento, ver quais foram efetivadas e o que é preciso melhorar. É isso que esperamos ouvir e discutir com a sociedade alagoana no decorrer destas audiências”, explica.
Juliano informa ainda que serão realizadas mais dez audiências em municípios polos em todo o Estado, além de uma última, em Maceió, para fazer o diagnóstico geral e, à luz do Plano Nacional, documento balizador de toda a discussão, formular a proposta que seguirá para apreciação e aprovação.
“Já temos outra audiência confirmada para Palmeira dos Índios no dia 23 deste mês, no campus do IFAL, também no horário das 9h às 13h. É muito importante que a população da região também se faça presente e contribua com as suas propostas”, adianta.

 Gestores e docentes – A secretária Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, Maria do Amparo Farias, destacou a importância da participação de todas as representações do poder público e sociedade civil na construção democrática de propostas para a Educação, com a inserção de diversos segmentos.
“É relevante participar deste momento de reformulação, com participação coletiva, envolvendo as redes municipais e a estadual. Em São Miguel dos Campos, estamos vivendo dias positivos com apoio também da iniciativa privada, que tem investido na educação. Acreditamos nesta união para efetivação das propostas e também para a execução dos nossos projetos”, declara.
O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, apontou a Educação como um investimento primordial para qualquer município. “Precisamos buscar subsídios para melhorar cada vez mais a sua qualidade pois, se este setor estiver bem, evolui a população, o município, o estado e, consequentemente, o país”, frisa.
Professores que participaram da audiência também apoiam a proposta de construção coletiva e acreditam que ela fortalece o movimento. Foi o que declarou Naildo Farias, diretor e professor da disciplina de História da Escola Municipal Pedro de Oliveira Santos, de Campo Alegre. “É importante participar deste momento. Quando a gente participa, sente-se ainda mais responsável”, avalia.

 Plano – O atual PEE (Lei 6.757/2006) foi aprovado em 2006 e tem vigência até 2015, reunindo as principais políticas públicas para a Educação no Estado. Além de discutir e reavaliar o documento atual, Alagoas precisa construir um novo plano e, até meados de 2015, enviar o documento à Assembleia Legislativa (ALE) para avaliação e, posteriormente, aprovação para tornar-se lei.
O PEE contempla propostas da Educação Infantil até o Ensino Superior, perpassando pela educação profissional, diversidade, financiamento e outros aspectos da educação.