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Projeto de formação de professores de Alagoas será apresentado em Portugal

17/09/2014
Projeto de formação de professores de Alagoas será apresentado em Portugal

Ricardo Lisboa, diretor de Educação Básica da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) da SEE acompanhou o projeto pela secretaria e que será responsável pela sua exposição na Universidade de Minho Foto: Valdir Rocha

Ricardo Lisboa, diretor de Educação Básica da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) da SEE acompanhou o projeto pela secretaria e que será responsável pela sua exposição na Universidade de Minho Foto: Valdir Rocha

  A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai representar Alagoas no I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares que será realizado de 18 a 20 deste mês na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. Sob a temática “Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais”, o evento vai reunir docentes e pesquisas dos países de lusófonos acerca de experiências curriculares.
Na ocasião, a SEE apresentará projeto de formação continuada para coordenadores pedagógicos promovido pela professora Marize Ciríaco em 32 escolas da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em Maceió, Paripueira e Barra de Santo Antônio no período de 2007 a 2010.
“A ideia inicial era trabalhar uma formação continuada a partir do currículo com os coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental e Médio, os profissionais que melhor articulam a gestão pedagógica. Consolidou-se então um processo onde os profissionais trouxeram ações curriculares a ser refletidas, desencadeando um processo formativo com seus colegas professores em suas respectivas escolas, elegendo temas com foco em conhecimentos transversais e interdisciplinares”, destaca Ricardo Lisboa, diretor de Educação Básica da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) da SEE que, à época, acompanhou o projeto pela secretaria e que será responsável pela sua exposição na Universidade de Minho.
Ele adianta que o trabalho a ser apresentado no colóquio português poderá, futuramente, tornar-se uma política educacional de formação docente mais ampla e destaca a importância da participação de Alagoas em um evento deste porte. “Será uma troca de experiências muito enriquecedora, pois teremos a oportunidade de mostrar ações que são desenvolvidas em nosso estado bem como conhecer práticas educacionais dos demais participantes”, fala.

    O evento – Paralelamente ao Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, a Universidade de Minho também sedia o XI Colóquio sobre Questões Curriculares e o VII Colóquio Luso-Brasileiro. Os três eventos tem com propósito ser um espaço de reflexão, discussão e troca de experiências sobre o currículo entre educadores dos países de Língua Portuguesa.
Na ocasião, serão abordados os seguintes temas: “currículo, globalização e cosmopolitismo”; “currículo e avaliação”, “currículo e ensino superior”, “currículo e educação formal, não- formal e informal”, “currículo e tecnologias”, “currículo, didática e formação de professores”, “currículo e políticas educacionais”, “currículo e culturas”, “currículo e gestão” e “currículo, transições e territórios”. Para mais informações sobre os colóquios, acessar www.ie.uminho.pt.