Geral

Professores da rede conhecem benefícios do Programa Voz que Ensina

10/09/2014

capacitacaoVisando a promoção de hábitos saudáveis e prevenção de distúrbios de voz, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), a partir do seu Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor (Nuqav), reiniciou, na última terça-feira (9), em São Miguel dos Campos, as ações de disseminação do Programa Voz que Ensina, lançado em abril deste ano. A iniciativa contempla uma ação do Programa de Atenção e Vigilância à Saúde Vocal, por meio da Lei estadual nº 7.241, a Lei da Voz, de março de 2011.

Segundo a fonoaudióloga do programa, Rayné Melo, o objetivo da ação, que terá duas etapas, é capacitar os professores acerca da saúde vocal e prevenir distúrbios da voz. Esta primeira etapa, com a visitação às sedes das coordenadorias regionais, tem como meta a identificação de parceiros nas unidades escolares que serão multiplicadores da ideia e, posteriormente, a partir do próximo ano, capacitação aos profissionais nas escolas.

Durante a formação, os servidores multiplicadores receberam kits e cartilha a serem distribuídas nas escolas.

Iniciativa pioneira

Para a professora da rede, Fátima Pimentel, que está há 27 anos na sala de aula, esta iniciativa pioneira vai trazer muitos benefícios aos docentes. “Nunca tinha participado de uma ação como esta para orientar a cuidar da voz. A expectativa é a melhor e creio que vai nos ajudar muito. Depois de tanto tempo de profissão, a voz está cansada mesmo”, declara.

Com relação a ser multiplicadora do Programa, a servidora também acredita na importância de sua participação.

Fiz questão de vir. Acho importante levar essa mensagem e acredito, pelo meu tempo de profissão, ser uma referência aos colegas, que precisam saber mais sobre o tempo”, explica.