Geral

Museu Théo Brandão tem programação especial na 8ª Primavera dos Museus

19/09/2014
Museu Théo Brandão tem programação especial na 8ª Primavera dos Museus

Museu Théo Brandão recebe atividades na 8ª Primavera dos Museus (Foto: Panoramio)

Museu Théo Brandão recebe atividades na 8ª Primavera dos Museus (Foto: Panoramio)

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) vai participar da 8ª Primavera dos Museus,  que vai acontecer durante três dias com uma programação variada e gratuita. Espetáculo teatral, palestra e roda de conversas integram o evento, cujo tema é “Museus Criativos”.
Na próxima terça-feira (23), às 19h, será encenado o espetáculo teatral A história da serpente, produzido pelo grupo de teatro amador vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Maceió (Cesmac). A peça é fruto de pesquisas sobre literatura de cordel realizadas pelo dramaturgo Homero Cavalcante na Biblioteca do MTB.  Homero dirige o espetáculo e, juntamente com o grupo teatral, assina a autoria do texto.
Na quarta-feira (24), às 19h, será a vez do tradicional Mungunzá Cultural, evento que acontece todos os meses no Museu Théo Brandão sob a coordenação do professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal Bruno Cesar Cavalcanti. A palestrante de setembro será a museóloga Carmen Lúcia Dantas, com o tema “Museus criativos: do templo das musas ao laboratório de ideias”. Na ocasião, será servido mungunzá aos participantes.
No sábado (27), às 9h, vai acontecer uma roda de conversas intitulada “O museu vivido”, com a participação de alunos, funcionários e ex-funcionários do Théo Brandão. O evento faz parte do projeto de extensão Reconhecer, coordenado pelo professor Álamo Pimentel, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal. Implantado em maio deste ano, o principal objetivo do projeto – que envolve professores, técnicos e estudantes da universidade – é reconhecer as diferentes formas de convivência acadêmica.
Além de investir na formação dos participantes na pesquisa etnográfica, o projeto Reconhecer desenvolve dinâmicas de intervenção dentro e fora do campus.  Uma das dinâmicas é o Coletivo de Narradores, em que os participantes organizam temáticas, reúnem grupos sociais e promovem rodas de conversa. O Coletivo de Narradores que vai acontecer no Théo Brandão será coordenado pelo museólogo Julio Cezar Chaves. Neste encontro, o objetivo é conhecer as diferentes experiências de vida produzidas pelas pessoas a partir das suas relações com o museu.
A oitava edição da Primavera dos Museus contará com a participação de 761 instituições, entre museus e outras entidades culturais de todo o país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o tema da edição deste ano, “Museus Criativos”, tem a finalidade de estimular a manutenção e desenvolvimento de cada museu na exploração de sua capacidade de inovação, através da modernização da gestão, diversidade de iniciativas ou ampliação da presença para garantir mais acesso à cultura.