Política

Júlio Cezar afirma que seu maior desafio é erradicar o analfabetismo

03/09/2014
Júlio Cezar afirma que seu maior desafio é erradicar o analfabetismo

   ConversaPromovido pelo Fórum Anti-drogas e pelo projeto Conversa de Jornalista, ligado ao curso de jornalismo da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits, o candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Júlio Cezar, participou de sabatina realizada no auditório daquela instituição de ensino superior no campus do bairro de Cruz das Almas, na capital alagoana.
Na instituição, Júlio Cezar falou aos estudantes do poder transformador da Educação em sua vida. Vindo de família humilde sua única esperança de dias melhores foi a educação.  “A escola pública, que foi a minha escola, precisa preparar melhor para seus alunos para o ensino superior e para a vida. Esse é o desafio do Estado de Alagoas. Eu sou de uma turma de escola pública que, dos 55 alunos, apenas 5 chegaram à universidade. Porque os outros não conseguiram chegar lá? É porque não quiseram? Não! Eu culpo o Poder Público. Eu defendo que a escola pública tem que garantir acesso igual aos que estudaram em escola privada. Nenhum país vai avançar e se tornar um país de primeiro mundo sem investir em Educação”.
Ainda sobre Educação, Júlio Cezar que será uma das prioridades do seu governo: A erradicação do analfabetismo. “Não dá pra dormir com um pesadelo desse, temos 23% de alagoanos que não sabem ler nem escrever. É pra se indignar! É inaceitável! Eu vou mudar isso como governador, não podemos dormir sabendo que 600.000 alagoanos são analfabetos”, disse o candidato sob fortes aplausos dos estudantes.
Ao responder a pergunta do Fórum Anti-drogas sobre seu posicionamento a respeito do combate ao tráfico, Júlio Cezar  lembrou que 75% dos homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas. “É necessário um envolvimento de toda a sociedade, isso é um mutirão de todos. Só vamos conseguir vencer as drogas se mobilizarmos a sociedade. Não adianta colocar um policial em cada esquina, precisamos tratar o dependente, oferecer alternativas. Para enfrentar este problema, vamos convocar todas as escolas, igrejas, cooperativas, associações e universidades. Precisamos apostar em prevenção, na educação e qualificação destes jovens”.
O candidato que além de jornalista é policial militar afirmou que não abre mão do concurso público, desde que obedeça o orçamento público e a responsabilidade fiscal. Denunciou a “cruel e nefasta” dívida pública de 50 milhões de reais por mês do Estado de Alagoas com  o Governo Federal, que perdoou dívidas de países africanos e sul-americanos, além de construir um moderno porto em Cuba. Segundo Júlio Cezar, com “50 milhões de reais por mês dava para construir cinco hospitais de pequeno porte e vinte escolas, todo mês”.
Por fim, foi questionado sobre sua declaração de voto e apoio a senadora Heloísa Helena, do PSOL, o candidato afirmou que “Alagoas precisa de Heloísa em Brasília. Tenho certeza que ela vai ajudar muito os alagoanos com a renegociação desta dívida. Heloísa tem a mesma origem que eu, em Palmeira dos Índios, nos conhecemos desde criança. É uma alagoana que luta e que tem coragem, como eu. Isso é mais forte do que nossas diferenças políticas. Além disso, o principal adversário dela não nos representa, não representa nenhum de vocês”, finalizou ao ser aplaudido efusivamente por estudantes e professores.