Geral

Governo inaugura obras da Saúde em São José da Laje

18/09/2014
Governo inaugura obras da Saúde em São José da Laje

    O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (18), duas obras da Saúde que vão beneficiar a população de São José da Laje. A solenidade, que entregou a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde e o Posto de Saúde no Sítio Caldeirões, teve a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, e do prefeito Bruno Rodrigo Valença.
Com recursos da ordem de R$ 1,5 mi, oriundos do Ministério da Saúde, as duas unidades irão assegurar o atendimento ágil e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No Posto de Saúde Manuel Claudino de Oliveira, construído no Sítio Caldeirões,  Zona Rural, cerca de 100 famílias serão beneficiadas pelo atendimento.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Ângela Vanessa Rocha, a Equipe de Saúde da Família (ESF) do povoado Caruru vai atender a demanda do novo posto da Zona Rural. “Mais de 500 pessoas, que residem nos sítios circunvizinhos, serão atendidas pela equipe formada por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e agente de saúde do município”, informou.

Governador entregou a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde e o Posto de Saúde no Sítio Caldeirões Foto: Olival Santos

Governador entregou a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde e o Posto de Saúde no Sítio Caldeirões Foto: Olival Santos

   Durante a cerimônia, o governador Teotonio Vilela Filho lembrou que a entrega das obras representa mais uma etapa do compromisso assumido pelo governo de reerguer a cidade que foi vítima das enchentes em 2010. “Quanto mais reforçamos o sistema de saúde, garantimos mais conforto para o profissional e para o paciente prosseguir com a melhoria da qualidade do atendimento em todo o Estado”, disse Vilela.
“As obras representam uma vitória”, afirmou o prefeito Bruno Rodrigo Valença. Para ele, o cumprimento do papel fiscalizador do município, em conjunto com as parcerias firmadas entre as três esferas do governo, foi essencial para “entregar a população mais um bem que é da terra, que é de São José da Laje”, acrescentou.
O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, esclareceu que é prioridade do município qualificar a Atenção Básica, responsável por solucionar 80% dos problemas de saúde da população. “Esta meta somente é atingida com compromisso, assumindo conjuntamente,  para melhorar a qualidade de vida da população de São José da Laje”, enfatizou o gestor estadual.
Desde o início da atual gestão já foram inaugurados posto de saúde em Joaquim Gomes, Cajueiro, Atalaia, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Messias, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piranhas, Poço das Trincheiras, Tanque d’Arca, Taquarana e Rio Largo. As unidades foram construídas com recursos dos governos estadual e federal, por meio dos Programas Alagoas Tem Pressa e da Reconstrução.