Geral

Autoridades prestigiam inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado de Alagoas em Arapiraca

18/09/2014
Autoridades prestigiam inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado de Alagoas em Arapiraca

   arapiraca2 Foi diante das autoridades municipais e estaduais que o Defensor Público Geral do Estado de Alagoas, Daniel Alcoforado, juntamente com o coordenador da 2ª Regional – Metropolitana do Agreste, o defensor público André Chalub, entregou a nova sede da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, no município de Arapiraca, na tarde de ontem, à população do agreste alagoano.
A partir de hoje, os atendimentos da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, em Arapiraca, serão realizados na Rua Pedro Nunes de Albuquerque, nº 457, no centro do município. Antes, os assistidos procuravam atendimento na Rua São José, 396, Alto do Cruzeiro, no mesmo município.
Durante a solenidade de inauguração, o Defensor Público e presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Alagoas, Djalma Mascarenhas, ressaltou que a nova sede de Arapiraca é uma sede digna e condizente com o tamanho e importância da cidade.
“Arapiraca é a 2ª maior comarca do Estado. Este novo espaço é mais confortável e permitirá aos defensores realizarem seus trabalhos com mais qualidade para os cidadãos e o aumento no número de pessoal fará com que o serviço prestado seja mais expressivo”, frisou o defensor público.
A nova sede visa oferecer um espaço amplo para melhor comodidade no atendimento prestado à população, além de acessibilidade e segurança. O novo local, por ser bem maior que a antiga sede, também conta com um aumento de quatro vezes na capacidade de transmissão de dados, facilitando ainda mais o envio dos processos eletrônicos.
Lá, os assistidos da Defensoria Pública poderão usufruir de salas privativas, já que todos os defensores públicos lotados no município de Arapiraca, terão salas próprias. No novo espaço atuarão os defensores públicos André Chalub, André Tavares, Ana Fernanda Alves, Gustavo Barbosa Giudicelli, Candyce Brasil, Marcos Freire e Roberto Alan Torres.
Na oportunidade, André Chalub prestou homenagem de reconhecimento pelo pioneirismo e pelos bons préstimos aos procuradores de estado que iniciaram a história da ‘Prestação de assistência jurídica gratuita’ em Arapiraca. “Homenageamos procuradores de Estado que foram aprovados no concurso público para a Procuradoria de Assistência Judiciária, que na época pertencia à Procuradoria Geral do Estado”, explicou o defensor.
Para o Defensor Público Geral do Estado, Daniel Alcoforado, a Defensoria Pública tem se empenhado para melhorar  cada dia mais o trabalho prestado aos assistidos. “Estamos nos esforçando para garantir espaços de atendimento que ofereçam acesso fácil e comodidade para a população. Queremos sempre garantir uma melhor estrutura e eficiência no nosso trabalho para atender aos assistidos”, disse o Defensor.
“É um momento de muita alegria para os integrantes da Defensoria Pública. Temos feito esforços imensos no sentido de conseguir dar aos defensores públicos e, principalmente, a população que precisa da Defensoria, ambientes de trabalho e atendimento mais condignos”, frisou.
Daniel Alcoforado também ressaltou que durante a sua gestão, vários problemas foram superados no intuito de melhorar as condições de trabalho dos defensores públicos. “Enfrentamos situações de deficiências e carências de uma Defensoria que é muito nova no Estado. Mas, que também é uma instituição que  demonstra, a cada dia, a importância do seu papel na redução de desigualdades sociais, passando a se solidificar como uma grande instituição dentro do Estado de Alagoas”, informou.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado, representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas, através dos juízes de Direito Alberto Almeida, Giovani Jatubá, Rômulo Vasconcelos, André Geda; representantes do Ministério Público Estadual, Procuradoria da República, Procuradoria Geral do Município, Superintendência da SMTT em Arapiraca, Câmara dos Vereadores por Arapiraca, Procuradoria de Estado, Defensoria Pública da União, Administração Prisional, Casa de Custódia, Polícia Militar, Faculdades do município, OAB em Arapiraca e Delegacias do Estado, além de defensores públicos, servidores e estagiários.