Geral

Praga da Mosca Negra dos Citros é detectada em Maceió

13/08/2014
Praga da Mosca Negra dos Citros é detectada em Maceió

Representantes de órgãos ambientais se reuniram para tratar do plano de combate à praga (Foto: Divulgação)

Representantes de órgãos ambientais se reuniram para tratar do plano de combate à praga (Foto: Divulgação)

Considerada uma praga quarentenária, a Mosca Negra dos Citros (Aleurocanthus woglumi) foi encontrada na zona urbana de Maceió por técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e confirmada por análise laboratorial da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A praga, que prejudica o desenvolvimento e a produção das árvores frutíferas e ornamentais, foi detectada em citros e mangueiras no bairro do Farol.
Representantes do órgão ambiental do município, da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA-AL), da Ufal e das áreas particulares onde foram encontrados os focos da Mosca Negra se reuniram nessa terça-feira (12) com a Adeal para tratar do combate à mosca.
No encontro, que contou com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, Alay Correia, foi apresentado o protocolo oficial adotado no combate à praga. A ação consiste na eliminação das partes infestadas da planta, por intermédio de uma poda drástica, e no transporte de todo o material contaminado em ambiente fechado para ser incinerado.
“O objetivo do encontro foi sensibilizar todos os órgãos e debater ideias de como realizar as ações do protocolo de combate à praga”, explicou a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária da Adeal, Maria José Rufino.