Geral

Astronomia é destaque em evento no Centro de Convenções

22/08/2014
Astronomia é destaque em evento no Centro de Convenções

Estudantes conhecem o plenetário montado no Centro de Convenções (Fotos: valdir Rocha)

Estudantes conhecem o plenetário montado no Centro de Convenções (Fotos: valdir Rocha)

  A astronomia é uma das principais atrações do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), que ocorre no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Por meio de parceria entre o Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite) a Usina Ciência, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os visitantes podem conhecer mais sobre esta ciência.
No local, o Cecitie – órgão integrante da rede pública estadual de ensino – montou um planetário e exposições com pesquisas desenvolvidas por alunos da rede estadual. Todas estas atrações estão disponíveis para visitação até sábado (23), das 9h às 22h.
O coordenador do Observatório Astronômico do Cepa – que integra a estrutura do Cecite, Adriano Aubert, explica que a exposição tem o propósito de esclarecer questionamentos que intrigam o ser humano, a exemplo da origem da vida e da humanidade.
“Este espaço tem uma característica pedagógica pelo fato da astronomia estar correlacionada a outras disciplinas da Educação Básica, a exemplo de Física, Química e Matemática, contribuindo para facilitar a aprendizagem das mesmas”, explica.
Os estudantes presentes ao Caiite aprovaram a iniciativa. “É a primeira vez que tenho contato com o mundo da astronomia e gostei muita desta exposição, que nos permite conhecer mais sobre os planetas, estrelas e as galáxias”, diz.
O jovem Deivisson Ribeiro, estudante de Marechal Deodoro, conta que a visita lhe proporcionou uma experiência positiva. “A partir de hoje, vi que a astronomia tem muito a contribuir para o aprendizado de outras disciplinas exatas”, destaca.