Geral

Alagoas tem novo Referencial Curricular da Educação Básica

13/08/2014
Alagoas tem novo Referencial Curricular da Educação Básica

Secretária destacou o ineditismo do momento e o valor dos professores que participaram da construção do Referencial (Foto: José Demétrio)

Secretária destacou o ineditismo do momento e o valor dos professores que participaram da construção do Referencial (Foto: José Demétrio)

A rede pública estadual já tem um novo referencial curricular, documento que subsidiará as escolas estaduais com novas orientações acerca do conteúdo curricular para o Ensino Fundamental e Médio. O documento foi oficialmente lançado nessa terça-feira (12) durante seminário de socialização no Centro de Convenções de Maceió, que contou com a presença de 800 participantes, dentre eles professores, coordenadores regionais e técnicos da rede estadual.
Considerado um marco significativo para a educação pública do estado, o documento tem caráter orientador para a organização da prática pedagógica das escolas da rede. Destacando o ineditismo do momento e o valor dos professores que participaram dessa construção, a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, reconheceu a importância da pluralidade de saberes, declarando ser este um momento de quebra de paradigmas.
De acordo com Maridalva Campos, superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, o lançamento do Referencial é um momento de consolidação de uma proposta de construção coletiva de ensino e aprendizagem. Segundo a superintendente, o instrumento levou três anos para ser construído, mobilizando mais de 11 mil professores e 20 mil alunos da rede.
A segunda etapa, com a implementação do documento nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e escolas da rede, está prevista para ter início na primeira semana de setembro.

Livro – Durante o seminário também foi lançado, por meio de parceria entre a rede estadual e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o livro “Educação e Praxis: Reflexões e Relatos de Experiências Curriculares Exitosas”. A obra é resultado da compilação dos artigos publicados nas duas primeiras edições da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (REDUC), escritos por professores de todas as redes do estado, os quais relatam experiências pedagógicas bem-sucedidas.