Geral

Projeto promove reeducação alimentar com estudantes do Cepa

17/07/2014

large (2)

 

Couve, jiló e coentro são itens que devem fazer parte de uma dieta saudável. No entanto, à primeira vista, causam repulsa em jovens e adolescentes, sempre mais atraídos por salgados, frituras e outros alimentos que, se por um lado, são bastante agradáveis ao paladar, por outro, apresentam riscos para a nossa saúde.

 

Para combater esta cultura de alimentação industrializada e impulsionar hábitos saudáveis entre os jovens, o Centro de Ciência e Tecnologia (Cecite) localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) promove o projeto Horta na Escola com as unidades de ensino do complexo educacional. A ação consiste em palestras e oficinas educativas sobre plantas medicinais, preservação ambiental, plantio e revitalização de hortas escolares.

 

O projeto funciona desde o segundo semestre de 2012 e, atualmente, conta com o apoio de estagiários do curso de Biologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Hoje, oito hortas escolares estão espalhadas pelo Cepa.

 

“Desde cedo, nossas crianças se acostumam com uma dieta que não é saudável, com alta concentração de frituras, gordura e salgados industrializados. Por meio destas palestras, divulgamos os benefícios das plantas para a nossa saúde, de forma a incentivá-los a promover uma reeducação alimentar junto às suas famílias”, destaca a professora Célia Aroucha, coordenadora do projeto.

 

 

Aula prática 

 

Esta semana, estudantes do 6º ano da Escola Estadual Laura Dantas participaram de uma aula prática do projeto. Inicialmente, assistiram a uma palestra sobre os benefícios do jiló, babosa, hortelã e capim santo para a saúde e, logo após apresentação, participaram de aula prática onde colheram hortaliças e abóbora cultivadas na horta do Cecite.

 

Na ocasião, também tiveram a oportunidade de degustar salgado natural feito com sementes de abóbora. “O preparo é muito fácil: basta lavar as sementes, inseri-las em um recipiente e, enquanto ainda estiverem úmidas, acrescentar sal e azeite a gosto. Depois, basta levá-las ao forno por 15 a 20 minutos e não esquecer de mexer”, ensina Célia, lembrando que as sementes do legume trazem benefícios à próstata e ossos, combatendo inflamações e o mau colesterol.

 

O estudante Wlademir Pedro Santos, 12 anos, participou da oficina e aprovou a iniciativa. “Aprendi muito sobre as plantas e o que vi hoje repassarei para a minha família e para meus vizinhos”, afirma.

 

Para todas as escolas

 

Apesar de ter a maior parte de suas oficinas realizadas no Cepa, o projeto da horta escolar também pode ser realizado em qualquer outra unidade de ensino pública ou privada. Para mais informações, os interessados podem ligar para os números 3315-3837/9924-9879 ou enviar e-mail para [email protected].