Geral

Passeio a foz encerra ‘Caminhos de São Francisco’

17/07/2014
Passeio a foz encerra ‘Caminhos de São Francisco’

Passeio até a a foz do Velho Chico é feito diariamente por turistas (Foto: Sérgio Fecuru)

Passeio até a a foz do Velho Chico é feito diariamente por turistas (Foto: Sérgio Fecuru)1740

  O município de Piaçabuçu, no extremo sul de Alagoas, testemunha diariamente um dos momentos mais emocionantes da natureza no Brasil: o encontro do rio São Francisco com o oceano Atlântico. A longa viagem do Velho Chico, que teve início em Minas Gerais a 2.800 quilômetros, chega ao fim num cenário deslumbrante, em que as dunas e o velho farol do povoado de Cabeço se destacam. Piaçabuçu é a última cidade que integra o roteiro dos “Caminhos do São Francisco – do cânion à foz”.
O passeio até a foz do Velho Chico é feito diariamente. Os barcos, que partem do porto de Piaçabuçu, param por cerca de duas horas ao longo do percurso para que os visitantes conheçam as dunas, tomem banho de rio e tirem muitas  fotos. Durante o passeio, e dura boa parte do dia, é possível observar o vai-e-vem de embarcações de pesca e as lavadeiras de roupa fazendo seu trabalho às margens do rio.
Outro ponto turístico muito apreciado é a praia do Peba, com sua extensa faixa de areia. Lá acontece anualmente, no mês de novembro, uma gincana de pesca de arremesso. A praia, com 26 km de extensão, é Área de Proteção Ambiental (APA) e abriga um rico ecossistema em mangues, mata atlântica, aves migratórias, tartarugas, dunas e coqueirais.
O turismo de aventura também está presente em Piaçabuçu. Uma agência local leva o turista a um passeio emocionante de “parasail”, que é um paraquedas que sobe a 100 metros de altura preso a um bugre por um cabo. Outra opção é a visita às dunas com 40 metros de altura e 21 quilômetros de extensão. Além de se encantar com a beleza, o visitante pode praticar o “ski-bunda” ou “ski-pança”, que é a descida das dunas sobre uma prancha, uma sensação inesquecível.

    História

A região tem sua história ligada à exploração do rio São Francisco, que começou em 1660 com o português André Dantas. O povoado surgiu a partir de uma capela que Dantas mandou construir em homenagem a São Francisco de Borja.
Em 11 de julho de 1859 foi criada a freguesia sob a invocação de São Francisco de Bórgia. Só em 1882 é que Piaçabuçu foi elevada à categoria de vila e desmembrada de Penedo. A mesma lei elevou a vila à categoria de município e transferiu a comarca para Coruripe. Antes de ser criada em 1952, a comarca de Piaçabuçu voltou a fazer parte, durante alguns anos, da comarca de Penedo.