Geral

Secretaria de Educação vai capacitar 500 professores em Educação de Jovens e Adultos

04/06/2014
Secretaria de Educação vai capacitar 500 professores em Educação de Jovens e Adultos

(Foto: José Demétrio)

(Foto: José Demétrio)

  A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai promover a capacitação de 500 professores em Educação de Jovens e Adultos (EJA) até o final do ano. A medida foi anunciada na manhã desta quarta-feira (4) durante o seminário “EJA- Um Novo Olhar”, realizado pela SEE em parceria com o Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano.
A formação deve acontecer entre agosto e dezembro deste ano com professores que, anteriormente, atuaram como alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e que, agora, lecionarão os alunos egressos da sétima etapa do PBA que serão inseridos nas turmas de EJA na rede estadual. A capacitação totaliza 60 horas e vai abranger oito polos: Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Porto Calvo e sistema prisional.
A secretária interina da Educação e do Esporte, Laudirege Fernandes, comemorou a notícia e destacou a importância da EJA para a mudança dos índices educacionais de Alagoas. “Hoje, tivemos a excelente notícia de que o Plano Nacional de Educação foi aprovado e segue para a sanção da presidente Dilma. Dentre as 20 metas listadas no plano, está a erradicação do analfabetismo e, para isso, a EJA tem um papel fundamental, pois vocês, alfabetizadores e professores, têm a chance de transformar a vida de pessoas por meio da educação”, ressalta Laudirege.

 Expansão – Outra ação da SEE em relação à EJA será a expansão do número de turmas, que passará de 140 para 500, atendendo a dez mil alunos. “Hoje, temos 140 turmas, mas, até o final deste mês, adicionaremos 360. Nossas Coordenadorias Regionais de Educação estão levantando as escolas com salas que podem ser utilizadas para a EJA e a nossa prioridade será atender os egressos do PBA, de forma a incentivá-los a dar continuidade aos estudos após a conclusão da alfabetização”, explica Leilson Oliveira, técnico da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da SEE e presidente da Comissão de Monitoramento e Execução da Expansão da EJA.
Segundo Leilson, a medida segue as orientações da Resolução 48/2012 do Ministério da Educação (MEC), que estabelece critérios e procedimentos para a transferência de recursos financeiros aos estados, municípios para manutenção de novas turmas de EJA.

Seminário – O seminário “EJA- Um Novo Olhar” tem como objetivo mobilizar gestores, professores e sociedade para a construção de estratégias para a motivação e permanência dos educandos no contexto escolar.
Além do anúncio da formação para os professores, durante o seminário, foi realizada discussão acerca das novas práticas pedagógicas em EJA e mesa redonda sobre a importância da modalidade em Alagoas.
Na ocasião, também houve o lançamento do livro “Professores em Formação – Novas Práticas Pedagógicas na EJA”, uma compilação de textos escritos por formadores de EJA, pesquisadores da área e técnicos do Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano, o qual será utilizado na formação de professores em Alagoas.
Também participaram do seminário a diretora de Modalidades e Diversidades da Educação Básica, Nilce de Mendonça; a diretora de Apoio Pedagógico das Escolas, Rosineide Urtiga; a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Mirlene Pereira e Walkiria Pessoa, representando o Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano.