Cidades

Penedo e região são beneficiados com ações da Seagri

04/06/2014
Penedo e região são beneficiados com ações da Seagri

foto: Dennis Calheiros

foto: Dennis Calheiros

   Localizado no Baixo São Francisco, há 152 km de Maceió, Penedo é uma das cidades mais belas do Estado, que além de muito conhecida como ponto turístico tem forte potencial para a agricultura, com forte vocação para o cultivo de arroz. Reconhecendo este potencial, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) desenvolve diversas ações e beneficia milhares de produtores da região.
O município e a região já foram beneficiados com ações do Programa de Bancos de Sementes Comunitários, com a entrega de equipamentos como arados, plantadeiras, batedeiras, balanças e peneiras, entre outras.
O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário é natural de Penedo e ele conta que não poderia deixar de lado sua terra natal.
“Desenvolvemos diversas ações que dão ao produtor daquela região o suporte necessário para fortalecer suas atividades, seja no cultivo do arroz, nas produção de hortaliças, seja na pecuária do leite, enfim… Damos o suporte respeitando a tradição e a característica de cada produtor”, disse José Marinho Júnior.
Só pelo Programa de Sementes nos últimos cinco anos foram distribuídas, cerca de 220 mil quilos de sementes, de arroz, feijão, entre outros, beneficiando cerca de oito mil famílias. Já pelo Programa Alagoas Mais Leite, o município de Penedo recebeu um tanque de resfriamento de leite, implantado pela SEAGRI com recursos do FECOEP, para a comunidade Tabuleiro dos Negros. Também foram repassados 20 kits de ordenha manual, e doadas 500 doses de sêmen de qualidade, em Piaçaubuçu, para reprodução e aumento do rebanho, auxiliando assim as famílias assistidas tanto em relação à higienização como organização de sua produção e melhoria genética do rebanho.
De acordo com Marinho, a Seagri ainda conta com diversos parceiros para realizar ações de capacitação, acesso a mercado e de melhorias na produtividade. Segundo ele, numa parceria com a Codevasf, por exemplo, o Governo do Estado, por meio da Seagri, adquiriu 400 novilhas e vacas de primeira cria (matrizes reprodutoras), para beneficiar produtores da Cooperativa COOMARITUBA.
“Além disso, foram adquiridos um caminhão com tanque isotérmico, três tanques de resfriamento de leite, um veículo pick-up, um trator. Ainda está em fase de licitação para a entrega de duas motocicletas  e equipamentos de informática para equipar a cooperativa”, destacou o secretário.
A ideia é implantar a Bacia Leiteira da região do Baixo São Francisco, envolvendo oito municípios.  “A meta é produzir 50 mil litros de leite por dia, num prazo de cinco anos. A cooperativa Pindorama é parceira neste projeto, que prevê para os próximos 02 anos o processamento do leite longa vida e leite em pó. Esta ação é para alavancar a economia da região, juntamente com a cultura do arroz e do coco, que estão sendo revitalizadas, numa parceria entre Seagri, Embrapa e Codevasf”, explicou o gestor do Programa Alagoas Mais Ovinos, Renato Carvalho.
O Programa do Leite também atua no município de Penedo com a entrega de 1.979 litros de leite diariamente, assistindo cerca de 2 mil famílias da zona rural e do próprio município.
“Graças ao empenho da nossa equipe, à confiança do governador Teotonio Vilela Filho e do seu vice, Thomaz Nonô, estamos conseguindo dar o apoio necessário para os produtores de todo o Estado. Em Penedo, não poderia ser diferente. Com a confiança dos produtores, o compromisso dos parceiros, como Pindorama e Codevasf, e a dedicação dos produtores alcançaremos mais e mais conquistas”, finalizou o secretário, José Marinho Junior.