Geral

Governo amplia serviços de ortopedia para desafogar HGE

26/06/2014
Governo amplia serviços de ortopedia para desafogar HGE

Ana Clara com a mae ASCOM SESAU -4- SITE

 

Uma das maiores demandas do Hospital Geral do Estado (HGE) são os casos de ortopedia. Acidentes de moto, atropelamentos, quedas e demais acidentes ortopédicos são atendidos no Hospital Geral, muitas vezes superlotando a unidade.

 

Para minimizar os casos direcionados ao hospital e que não são urgências, o Governo do Estado vem investindo nos programas estratégicos que formam parcerias com instituições privadas e filantrópicas, aumentando o número de serviços para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A parceria tem sido feita por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

 

Bom exemplo disso é que, na quarta-feira (25), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alagoas (Apae), junto com o Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT) inaugurou em sua unidade no bairro da Gruta de Lourdes serviços ortopédicos para pacientes do SUS.

No total, mais de 2.400 pessoas serão atendidas por mês e terão a sua disposição consultas, exames, fisioterapia e pequenos procedimentos, além da marcação de cirurgia, caso seja necessário. Para garantir estes atendimentos, a Sesau irá investir R$ 1.776.000,00 por ano, por meio do Prohosp.

 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a iniciativa contribuirá para desafogar os corredores do HGE, melhorando o atendimento e levando o serviço para mais próximo da residência do cidadão.

 

“Nossa missão é levar serviço de qualidade para os usuários do SUS e por isso essa parceria do governo estadual com a Apae e o Núcleo de Ortopedia e Traumatologia, por meio do Prohosp, é muito importante”, ressaltou Villas Bôas.

 

A clínica NOT, que fica localizada na Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta de Lourdes, atenderá das 7h às 19h, com dois ortopedistas por turno, além de sala de fisioterapia, raio X, sala de gesso e cinesioterapia. “Os pacientes que precisarem de cirurgia serão encaminhados para o Centro Especializado de Reabilitação Visual (Cervi). Para as consultas, os pacientes serão encaminhados por meio do Complexo de Regulação de Serviços de Saúde (CORA)”, explicou o médico ortopedista Gustavo Pontes, responsável pelo NOT.

 

 

Beneficiários

 

O jovem Humberto Thiago caiu da moto há dois meses, foi atendido no HGE e agora precisa de fisioterapia para a reabilitação do seu braço. “Vou passar dois meses fazendo fisioterapia aqui. Fui muito bem atendido e é bom saber que terei esse serviço pelo SUS. Já estou na segunda consulta”, disse.

 

Já a pequena Ana Clara, de 4 anos, foi atropelada por uma moto há 15 dias e estava acompanhada da mãe para tirar o gesso. “Ela passou pela sala de gesso para retirá-lo, e agora vamos ser atendidas aqui no consultório para uma avaliação. Gostei muito do serviço”, relatou sua mãe, Maria Luíza.

“Quando cheguei à recepção me informaram que eu iria ser atendida pelo SUS. Confesso que fiquei com receio, mas quando entrei fiquei surpresa. É atendimento de clínica particular só que pelo SUS, muito bom!”, disse entusiasmada.