Geral

Faculdade de Tecnologia de Alagoas tem novo curso autorizado pelo MEC

26/06/2014

geoprocessamento

Geoprocessamento é o novo curso superior tecnológico da Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT, autorizado pelo Ministério da Educação. O curso tem a missão de atingir os três objetivos máximos do ensino superior, ou seja, a docência, a pesquisa e a extensão, diretamente relacionados com a Tecnologia. Desta forma, ele visa promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Geoprocessamento, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região e do Brasil.

 

A direção da instituição integra o curso aos demais já ofertados e as inscrições já estão abertas. “Serão 80 vagas anuais”, afirma o diretor Alberto Jorge Vasconcellos. 

 

O vestibular acontece no dia 20 de julho e os interessados podem optar pela “prova agendada”, um serviço diferenciado ofertado pela instituição. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Faculdade situada na Av. Presidente Roosevelt, 1200 – Serraria. Maiores informações pelos telefones (82) 3328-7000 e 3214-7700.

 

Sobre o curso Geoprocessamento:

 

O Geoprocessamento tem sido identificado como uma das três áreas emergentes mais importantes e em desenvolvimento, junto com a nanotecnologia e a biotecnologia. As oportunidades de trabalho estão crescendo rapidamente e atualmente, em todos os estados brasileiros, faltam profissionais desta área de atuação.

 

A busca pela eficiência em todos os setores públicos, privados e não-governamentais, que atuam nas mais variadas atividades da atualidade, faz com que sejam imprescindíveis os profissionais capazes de produzir informações geograficamente referenciadas. No Brasil, os Tecnólogos em Geoprocessamento  são profissionais que trabalham com alta tecnologia capaz de combinar diversos tipos de dados em ambiente computacional, para obter no menor tempo possível as informações necessárias para a orientação das mais variadas atividades da sociedade atual.

 

Atualmente, as Tecnologias de Geoprocessamento são utilizadas em diversas áreas, podemos citar algumas delas: Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Infraestrutura (energia elétrica, saneamento básico, transportes, telecomunicações), Segurança, Saúde, Arqueologia e Patrimônio Cultural, Agricultura, Educação, entre outras.