Geral

Cresce o número de inscritos no Enem em Alagoas

20/06/2014
Cresce o número de inscritos no Enem em Alagoas

Escolas vão realizar aulões para preparar os alunos para o Enem (Fotos: Valdir Rocha)

Escolas vão realizar aulões para preparar os alunos para o Enem (Fotos: Valdir Rocha)

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou um aumento de 20,79% no estado de Alagoas em relação ao ano passado. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do exame, em 2014 foram inscritos 147.811 candidatos em Alagoas, número que representa 25.455 pessoas a mais do que o ano passado, quando 122.356 candidatos se submeteram às provas.
Em todo o Brasil, 8.721.946 pessoas se cadastraram para fazer as provas do exame em 2014, o que representa um aumento de 21,6% em relação a 2013 – que totalizou 7.173.914 inscritos. Deste número, 997.131 pessoas fizeram a opção pela modalidade certificação, que permite ao candidato obter a certificação de conclusão do Ensino Médio desde que este alcance a pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – e de 500 pontos na Redação.
A secretária de Estado interina da Educação e do Esporte, Laudirege Fernandes, comemorou o resultado e diz que este número é reflexo de uma política de Estado para aumentar a adesão ao exame entre os estudantes. “Defendemos políticas que incentivem a participação de nosso aluno no Enem e, para isso, existe um esforço conjunto da Secretaria de Educação, Coordenadorias Regionais, escolas e professores. Também temos muitas ações para intensificar o preparo dos estudantes para o exame, a exemplo do Projeto Pré-Enem, uma ação pioneira no âmbito da rede pública e os aulões e simulados das Coordenadorias”, afirma a secretária.
Para preparar os alunos da rede pública estadual para o exame, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), em parceria com a Escola Satélite (Empresa do Grupo Abril Educação), vai promover o Projeto Pré-Enem,que contemplará 25 mil alunos de Ensino Médio de 183 escolas da rede estadual.
O projeto consiste na transmissão via satélite de vídeo-aulas com conteúdos do 3º ano do Ensino Médio e curso preparatório para o Enem. O curso totaliza 360 horas de transmissão e os alunos poderão interagir em tempo real com os professores, que integram a equipe da Escola Satélite.
As aulas devem começar no final de junho e serão realizadas sempre nos dias de segunda-feira, quarta-feira e sábado nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30 (às segundas e quartas) e das 8h30 às 12h30 e 14h às 18h (aos sábados).
“Esta é uma política de Governo para ampliar o acesso de nossos alunos aos Ensino Superior e incluir o horário integral nas escolas, oportunizando ao aluno ter aulas do conteúdo regular do Ensino Médio em um horário e o curso preparatório para o Enem no contraturno”, adianta Tânia Almeida, coordenadora do projeto.

 Aulões

Paralelamente ao Pré-Enem, algumas escolas da rede estadual também realizam simulados e aulões preparatórios para o exame. É o caso da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que promove aulões para alunos de 18 escolas da Baixa Maceió e Marechal Deodoro nos meses de julho, setembro e outubro. No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), as unidades de ensino realizam periodicamente simulados nos dias de sábado e um aulão será promovido entre os meses de setembro e outubro.
Já na 13ªCRE, que abrange os bairros do Jacintinho, Feitosa, Barro Duro e a faixa litorânea que vai de Jaraguá até a Barra de Santo Antônio, além do aulão, que será realizado em outubro, houve capacitação com os professores do Ensino Médio para que os mesmos começassem a trabalhar a metodologia do Enem em sala de aula.
“Observamos que, muitas vezes, os alunos, apesar de saberem o conteúdo, tinham dificuldade em interpretar as questões do Enem. Em virtude disso, promovemos esta formação com nossos professores. A experiência deu certo que eles construíram um banco de questões próprio e que será trabalhado no dia do nosso aulão,previsto para outubro”, conta a coordenadora da 13ªCRE, Alexandra Pedrosa.

 Datas das provas

O Enem acontece nos dias 8 e 9 de novembro, no dia da prova os portões de acesso abrem às 12 horas e fecham às 13 horas, horário de Brasília. No primeiro dia, os candidatos respondem a questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no dia 9, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,Matemática e também Redação.