Geral

Servidores da Perícia Oficial de Alagoas irão participar de pesquisa científica

20/05/2014
Servidores da Perícia Oficial de Alagoas irão participar de pesquisa científica

20140520_092447    Durante reunião na manhã de segunda-feria, (19), o diretor geral da Perícia Oficial João Alfredo Tenório Lins Guimarães confirmou a participação em uma pesquisa realizada pela da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) de todos os servidores do órgão e dos Institutos que o compõem. O convênio é um projeto que visa pesquisar a saúde, a segurança no trabalho, e a qualidade de vida dos operadores de segurança pública de Alagoas.
A pesquisa foi apresentada pelos professores Ricardo Silva e Marconde Monteiro, que integram uma equipe com 22 pesquisadores da Fundepes. O projeto que está dividido em três etapas, sendo uma quantitativa, outra qualitativa e por último uma etapa qualiquatitativa irá entrevistar nessas fases os servidores, visitar as instituições e formar grupos focais para debates.
O professor Ricardo Silva, explicou que para a pesquisa foi desenvolvido um formulário genuíno, com a colaboração de integrantes da Secretaria de Defesa Social e da Fundação. Esse questionário, tipo auto preenchimento, será aplicado de forma on-line em um site que está sendo desenvolvido exclusivamente para a pesquisa e que estará disponibilizado para os servidores assim que ficar pronto.
“A pesquisa irá utilizar um banco de dados com filtros, garantindo sigiloso absoluto sobre as informações pessoais dos servidores. No final, esses dados coletados irão gerar um relatório que deverá ser utilizado pelos gestores da segurança pública como instrumento de desenvolvimento de políticas públicas para a melhoria das atividades desenvolvidas pelos servidores que participaram da pesquisa”, assegurou o professor.
João Alfredo, diretor da POAL, parabenizou a iniciativa da pesquisa e garantiu que todos os esforços serão feitos para a efetivação com sucesso do projeto na Perícia e nos Institutos de Criminalística, de Identificação, e Médico Legal de Maceió e Arapiraca. Para isso, uma grande campanha institucional de divulgação e sensibilização será realizada nos órgãos visando garantir a adesão dos servidores.
“Como a Perícia Oficial é um órgão de prova técnica cientifica, entendemos a importância dessa pesquisa. Outro fator motivador para participar deste projeto é a observação que durante muito tempo a administração pública pensou apenas no investimento estrutural dos órgãos, mas com essa pesquisa passaremos a investir no ser humano, no servidor”, afirmou o diretor.
A pesquisa que será lançada oficialmente em breve terá ainda a participação de integrantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, e do Corpo de Bombeiros. E com previsão de termino em dezembro deste ano, os resultados dos trabalhos também serão apresentados em forma de seminário pela Secretaria de Defesa Social.