Geral

Planejamento estratégico é apresentado aos colaboradores da Secti

20/05/2014
Planejamento estratégico é apresentado aos colaboradores da Secti

    O planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foi apresentado nesta terça-feira (20) a todos os seus colaboradores, durante encontro com o secretário Eduardo Setton, no auditório da Estácio-Fal, em Jaraguá.

Secretário Eduardo Setton reconhece que muita coisa já foi feita, mas ainda há muito caminho a percorrer

Secretário Eduardo Setton reconhece que muita coisa já foi feita, mas ainda há muito caminho a percorrer

   O planejamento é uma das ferramentas do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e do Programa de Melhoria Contínua, em implantação na Secti desde 2013, através da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do Movimento Alagoas Competitivo (MAC).
Após a formulação e discussão com gestores e colaboradores, toda a equipe pôde conhecer a nova visão e missão da Secti, bem como os objetivos estratégicos, a identidade organizacional, metas e indicadores e o plano de ação até 2015.
Segundo o secretário Eduardo Setton, o objetivo do planejamento estratégico e todas as demais ações que envolvem o MEG e o Programa de Melhoria Contínua, é otimizar esforços para se alcançar os melhores resultados, tendo metas claras a atingir e sabendo onde se quer chegar. “Como gestor da Secti, tem sido um grande aprendizado desenvolver e agora aplicar o planejamento estratégico, mas desde o começo percebi a dimensão e a importância de fazer esse investimento. Logo defini que não bastava planejar apenas a Secretaria. Era necessário fazer um plano macro para todo o sistema de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). Dessa compreensão, nasceu o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, que foi construído de forma participativa com todos os setores públicos e privados envolvidos na área”, explicou.
Dentre os valores da Secti estão o pensamento sistêmico, o comprometimento, o compartilhamento, a inovação, a transparência, a ética  e a solidariedade. Já a visão da Secretaria é ser referência nacional em gestão governamental de CT&I, reconhecida como agente indutor de mudanças em Alagoas. E como missão, fortalecer e integrar o sistema de CT&I, articulando a formulação e a implementação de diretrizes estratégicas para o desenvolvimento sustentável de Alagoas.
Setton finalizou o evento reconhecendo a importância da equipe no processo de implantação do Planejamento Estratégico. Afirmou não ter dúvidas que a Secti alcançará a visão definida. “Muita coisa já foi feita. Conseguimos perceber em depoimentos dentro e fora do Estado o quanto a ciência, tecnologia e inovação já avançaram. Vamos em frente porque ainda temos muitos caminhos a percorrer. Entretanto seguimos com a convicção de que as escolhas foram as melhores e a cada dia vamos contribuir mais e mais para o desenvolvimento do nosso Estado”, completou.