Política

Oposição lança pré-candidaturas de Collor e Renan Filho

09/05/2014
Oposição lança pré-candidaturas de Collor e Renan Filho

    Num ato público que reuniu 14 partidos políticos, no auditório do Hotel Hitz Lagoa da Anta, na manhã desta sexta-feira, a Frente de Oposição, coordenada pelo ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), referendou os nomes do senador Fernando Collor (PTB) e do deputado federal Renan Filho (PMDB) como pré-candidatos aos cargos majoritários de senador da República e governador de Alagoas, respectivamente, nas eleições deste ano.
Antes do ato no Hotel Hitz, Collor teve seu nome aclamado por unanimidade, como candidato do PTB, numa reunião ampliada do partido, no Hotel Maceió Atlantic, que contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas da capital e do interior, inclusive de outros partidos. No mesmo encontro, o PTB aprovou o apoio à candidatura de Renan Filho para o governo do Estado.
“Sinto-me honrado, como presidente do PTB em Alagoas, pela presença de companheiros do partido, de todo o Estado, e de lideranças políticas de outras legendas. Todos estamos aqui com o mesmo propósito: de unir forças para resgatar Alagoas desse caos que se observa na saúde, na educação, na segurança pública e em todas as áreas. O povo deseja mudanças reais, que tragam os ideais de uma nova geração que tem a gana de ver seu estado melhor”, disse o senador Collor, durante o encontro do PTB, coordenado pela prefeita Célia Rocha.
“Este é um momento importantíssimo para Alagoas. Porque começa a ganhar forma um projeto que nasce da aspiração do povo alagoano. Coube ao PTB, na construção dessa Frente, a prerrogativa de indicar o candidato ao Senado, que aqui aclamamos, por unanimidade, o nome do senador Fernando Collor de Mello, assegurando, com isso, que seja mantido para Alagoas esse elo que une o nosso Estado, os nossos municípios ao governo federal, por meio do trabalho do senador Fernando Collor”, proclamou Célia Rocha.
O nome de Renan Filho já havia sido anunciado pelo PMDB, no começo da semana. Os dois são os primeiros nomes definidos pela Frente de Oposição, que se comprometeu em montar um programa de governo baseado nas expectativas da população, expressa nos encontros regionais que vêm sendo promovidos e que vão continuar, segundo garantiu o pré-candidato ao governo, Renan Filho.
O candidato a vice-governador, bem como os candidatos a suplente de senador, deputato estadual e federal serão definidos em ocasiões posteriores, segundo informou Ronaldo Lessa. Ele lembrou que, até as convenções, a Frente de Oposição vai continuar percorrendo o estado, ouvindo a população em encontros regionais para fundamentar seu programa de governo. A ideia, segundo ele, é promover pelo menos três seminários, mais.
“Todos nós estamos dispostos a seguir adiante nessa caminhada. E ela será vitoriosa, porque nasce de um compromisso com a população e da necessidade de buscar soluções para os problemas de Alagoas”, destacou Lessa. Segundo ele, os nomes escolhidos são reflexo, também, do trabalho de cada um. “A trajetória de Collor, a importância de seu papel no país, sua proximidade com a presidente da República, o dia a dia do exercício do mandato tem sido muito importante para Alagoas, e foi tudo isso que fez com que os partidos o escolhessem como pré-candidato à reeleição”, observou Lessa.
O presidente do PT, Joaquim Brito, lembrou a aliança do grupo com o governo da presidente Dilma Rousseff e destacou o papel de Renan Filho e Fernando Collor para que se concretizem as mudanças desejadas pela população, em relação à forma como o PSDB vem governando o Estado. Na avaliação do ex-deputado Eduardo Bonfim, líder do PC do B, a condução administrativa de Vilela frente ao governo do estado ‘chega a ser imoral’ e falou da imensa tarefa que a Frente de Oposição terá prela frente, na reconstrução de Alagoas.
A necessidade de mudança, sobretudo em relação às políticas de saúde, educação e segurança pública, também foi o foco do discurso do deputado Renan, pré-candidato ao governo. Ele reforçou a necessidade de se ter, em Brasília, uma bancada que saiba como chegar à presidente da República para cobrar atenção e recursos para o Estado. “Alagoas precisa do auxílio do governo federal. Precisamos do trabalho firme da bancada, seja na Câmara, seja no Senado, e Collor é, sem sombra de dúvida, quem melhor pode oferecer isso, por sua relação com a presidente Dilma, trabalhando junto com o senador Renan Calheiros e com esta Frente”, disse ele.
Essa atenção do governo federal, segundo o senador Fernando Collor, já vem sendo demonstrada pela presidente Dilma em diversas situações. Porém, na sua avaliação, o governo do Estado não vem cumprindo o dever de casa. Um exemplo disso são os recursos já investidos em Alagoas, por meio do programa Brasil Mais Seguro, lançado no Estado pelo governo Federal – R$ 300 milhões – e mesmo assim o governo estadual não conseguiu reverter os índices de violência, ao contrário do que aconteceu em outros estados.
Ele destacou que um programa de governo para promover as mudanças que Alagoas precisa, tem que ser humanizado, “tem que cuidar de gente, focar nas mães que choram a perda de seus filhos para a violência; que  choram a falta de escola, a falta de atendimento na unidade de saúde”. E complementou: “Esse é o diferencial que temos que oferecer”.