Geral

Jovens socioeducandos participam de homenagem ao Dia das mães

13/05/2014
Jovens socioeducandos participam de homenagem ao Dia das mães

Mães tiveram a oportunidade de passar um dia de festa ao lado dos filhos: "Essa iniciativa foi muito importante"

Mães tiveram a oportunidade de passar um dia de festa ao lado dos filhos: “Essa iniciativa foi muito importante”

  Mães de adolescentes internados no Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas) puderam comemorar o Dia das Mães junto a seus filhos.  O evento aconteceu na última sexta-feira (9), foi organizado pela Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) na quadra de esportes do Núcleo e teve como objetivo integrar a família ao processo de ressocialização.
A programação do encontro constou da apresentação do grupo de dança do Ministério El Shamah e do grupo de percussão formado por socioeducandas da Unidade de Internação Feminina (UIF). Militares que fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também estavam presentes, transmitindo aos jovens mensagens de apoio e esperança.
De acordo com a diretora sociopedagógica do Neas, Cássia Moreno, o momento foi esperado com muita ansiedade e expectativa pelos socioeducandos. “Não temos dúvida do papel importante que a família representa no processo de reintegração social. Momentos como esse contribuem positivamente com o trabalho realizado pela equipe do Neas”, afirmou.
Sandra Maria Palmeira, mãe de um dos socioeducandos presentes, afirmou que se o filho estivesse em liberdade talvez não desse tanta importância ao Dia das Mães quanto estava dando naquele momento. “Essa iniciativa foi importante, porque se não fosse essa festa, provavelmente não poderia comemorar esse dia ao lado dele. Quando ele está em liberdade não fica tão carinhoso e amoroso quanto quando fica aqui”, disse.
Além das mães, os pais, esposas e filhos dos socioeducandos também puderam participar do momento de confraternização. Ao fim do evento, foi servido lanche para todos os presentes.