Geral

Gestão da UPA de Delmiro Gouveia será feita por consórcio municipal

13/05/2014
Gestão da UPA de Delmiro Gouveia será feita por consórcio municipal

upadelmiroO Governo de Alagoas construiu e equipou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Delmiro Gouveia, no Sertão do estado. Para gerir a unidade, responsabilidade que cabe aos municípios, a prefeitura de Delmiro Gouveia está firmando um consórcio com municípios da região. Nessa segunda-feira (12), o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Boas, se reuniram com prefeitos e secretários de Saúde do Alto Sertão para definir o funcionamento da UPA.
A gestão será compartilhada entre os municípios que irão se beneficiar da unidade, por meio de um consórcio municipal. No total, seis dos oitos municípios da região irão participar da gestão. A UPA fará um papel intermediário entre a Atenção Básica e os hospitais, assistindo a população da 10ª Região de Saúde 24h por dia, sete dias por semana.
Depois que começar a funcionar, a UPA será custeada com a participação dos três entes da federação. Os municípios da 10ª região com menor população e menor arrecadação terão uma contribuição proporcionalmente menor.
“Estamos dando prosseguimento à política de estímulo aos consórcios municipais. Para isso, me reuni com prefeitos do Alto Sertão e definimos o funcionamento da UPA de Delmiro Gouveia, totalmente equipada e com profissionais especializados, que atenderá a toda a região”, afirmou Teotonio Vilela.
O governador destacou que o governo do Estado também propiciará melhores condições ao hospital Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia, que terá leitos de retaguarda para a UPA e disponibilizará equipamentos como ultrassonógrafo e assistência obstétrica, com a presença de obstetra.
“A UPA vai interagir com o Hospital Regional Antenor Serpa, que também receberá mais equipamentos para aumentar e qualificar seu atendimento. O sistema de Saúde de Alagoas, a cada dia, recebe mais instrumentos para melhor atendimento à população”, disse o governador.
Para o secretário Jorge Villas Bôas, o governo do Estado vem trabalhando para regionalizar os serviços de saúde, prestando todo o apoio necessário aos municípios. Ele ressaltou que outros trabalhos serão realizados para melhor atender a população do Alto Sertão. “Para complementar a assistência mais organizada nessa região, serão intensificados os trabalhos do SAMU descentralizado, que vai garantir um transporte seguro entre a UPA e o hospital de referência”, explicou.
“No mais, os prefeitos acertaram de realizar reunião entre eles para definir os detalhes para que a UPA de Delmiro funcione plenamente o mais rápido possível”, disse.

UPAS alagoanas

As UPAs são unidades de pronto atendimento responsáveis pela assistência intermediária entre a Atenção Básica e os hospitais. Funcionando em um ambiente moderno, ágil e humanizado, elas são construídas com recursos do governo federal e contrapartida do Estado, que também adquire os equipamentos e repassa para o município. Quanto ao custeio, o governo do Estado repassa 25% dos recursos para a manutenção, o governo federal repassa 50% dos recursos e o município é responsável pelos outros 25%.