Geral

Delmiro vai sediar Mutirão Saúde em Movimento nesta sexta

15/05/2014
Delmiro vai sediar Mutirão Saúde em Movimento nesta sexta

  mutirao  Depois de Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo e Viçosa, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Delmiro Gouveia serão os contemplados com as ações do Mutirão Saúde em Movimento. Promovido pelo Governo do Estado, o projeto irá ocorrer nesta sexta-feira (16), a partir das 8h, nas Escolas Estadual Luiz Augusto de Azevedo e Municipal Afrânio Lages.
A exemplo das edições passadas, 1.500 usuários do SUS serão beneficiados com exames de oftalmologia, nas áreas de glaucoma, catarata, pterígio e refração, além de serem ofertados óculos totalmente gratuitos. Também serão disponibilizados exames laboratoriais, eletrocardiograma e ecocardiograma, além de uma gama de consultas em ortopedia, otorrino para crianças de até 12 anos.
Com esta ação, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o Governo do Estado pretende facilitar o acesso da população de Delmiro Gouveia a procedimentos de média complexidade. “Com o Saúde em Movimento estamos descentralizando os serviços de saúde para o interior do Estado, facilitando o acesso da população a exames e consultas especializadas”, destacou o titular da pasta da Saúde, ao informar que os usuários do SUS devem portar um documento de identificação, a exemplo da Identidade, além do Cartão SUS.
Ainda de acordo com o secretário de Estado da Saúde, o mutirão Saúde em Movimento tem como objetivo promover a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde. “Através desta ação, estaremos contribuindo para prevenir, diagnosticar e tratar problemas como glaucoma e catarata, que podem levar à perda da visão, caso não sejam diagnosticados no início dos sintomas”, destacou.
Villas Bôas ressaltou que, durante as dez edições do Mutirão Saúde em Movimento, já foram atendidas 12 mil alagoanos. “Com isso cumprimos o papel do SUS, que é ofertar serviços ágeis, qualificados e humanizados”, enfatizou, ao destacar que a ação irá ocorrer graças à parceria firmada com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).