Geral

Creas Limoeiro promove palestras na Semana de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

13/05/2014
Creas Limoeiro promove palestras na Semana de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

facabonitoA Secretaria Municipal de Assistência Social de Limoeiro de Anadia, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), deu início às atividades alusivas à Semana de Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A programação teve início nesta segunda-feira (12), com ações no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do povoado Genipapo. Durante todo o dia, profissionais do CREAS proferiram palestras educativas sobre o 18 de Maio – Dia Nacional Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Caso Araceli.
A data é uma alusão ao caso da garota brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973 por jovens de famílias influentes do Espírito Santo.
O corpo da criança foi encontrado somente seis dias após o seu desaparecimento, desfigurado por ácido e com marcas de extrema violência e abuso sexual. Os autores do crime jamais foram condenados, apesar de todas as evidências. Posteriormente, a data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.
As atividades nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Limoeiro de Anadia incluem dinâmicas de grupo com os jovens, com a participação das técnicas do CREAS, Tamiris Ferreira (psicóloga e coordenadora), Clarice Gomes (assistente social) e Lourene Galdino (assistente social).
Nesta terça-feira, 13 de maio, as atividades acontecerão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Distrito Pé Leve, e na quinta-feira, 15 de maio, no povoado Camadanta, sempre no horário de funcionamento do SCFV.
O ponto alto da programação acontece na sexta-feira, dia 16 de maio, com a palestra das técnicas do CREAS e da representante da Diretoria de Proteção Especial da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Marluce Pereira, das 8h30 às 13 horas, no auditório do Fórum Municipal de Limoeiro de Anadia.