Política

Arapiraca pode ficar sem nenhum quadro para a Câmara dos deputados

06/05/2014

O município de Arapiraca pelo seu potencial e a condição privilegiada de segundo colégio eleitoral do Estado já contou com dois representantes na Câmara dos Deputados. A saudosa Ceci Cunha e o médico Talvane Albuquerque ambos eleitos em 1994.
Ex-prefeito Luciano BarbosaAgora em 2014, o ex-prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa (PMDB), pretenso candidato a deputado-federal está sendo articulado pelo “chapão” como candidato a vice-governador de Renanzinho (PMDB), o ex-deputado estadual e empresário Marcelino Alexandre (PSBD) desistiu de concorrer e o empresário Ricardo Barreto (PSB) não deu nenhum sinal de que vai para o “sacrifício” na disputa pelo espaço de Arapiraca na Câmara dos Deputados em 2014.
Evidentemente, que muitos candidatos “forasteiros” vão se aproveitar e disputar votos em Arapiraca, dividindo apoios. Mas a verdade é uma só: Arapiraca perdeu sua única representante na Câmara dos Deputados, a prefeita Célia Rocha (PTB) quando decidiu disputar a Prefeitura de Arapiraca, cedeu a vaga para Francisco Tenório (PMN) que não tem nenhuma identificação com Arapiraca.
Em 2002, Rogério Teófilo foi eleito deputado federal e ocupou o espaço, dignificando a representação de Alagoas e Arapiraca, trazendo as emendas parlamentares para o município. Sua luta maior e exitosa foi conseguir para Arapiraca a Universidade Federal de Alagoas. A segunda cidade de Alagoas é privilegiada com a instalação do primeiro Campus da Ufal no interior do Estado. São 16 cursos superiores sendo 11 em Arapiraca.
Ocorreu nesse período uma desunião do grupo político e pelo ‘corpo mole ‘do ex-prefeito Luciano Barbosa, que não envidou esforços para reeleição de Rogerio Teófilo em 2006 e o resultado foi nada favorável para Arapiraca que ficou sem representante na Câmara dos Deputados. Em 2010, Célia Rocha, saiu vitoriosa nas urnas, eleita deputada federal com apoio de quase todos os segmentos políticos da cidade, inclusive tendo o apoio integral do ex-deputado federal, então vice-prefeito, Rogério Teófilo conseguindo quase 70% dos votos de Arapiraca.
Em 2012, houve a imposição da candidatura de Célia Rocha por Luciano Barbosa, os senadores Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB) que lançaram a deputada federal para disputar a Prefeitura de Arapiraca. A eleição de Célia garantiu imunidade parlamentar ao primeiro suplente da coligação o deputado federal Francisco Tenório (PMN) e Arapiraca voltou a ficar sem representante na Câmara dos Deputados.

Nomes fortes
Entre os nomes mais fortes além dos que concorrem, estão Max Beltrão que vem do Litoral Sul e vem investindo pesado a partir das cidades de Coruripe e Penedo, já obtendo apoio de vereadores em Igreja Nova, São Sebastião, Junqueiro, entre outras cidades e está montando uma base em Arapiraca para atingir o eleitorado na região Agreste, tendo inclusive fechado uma parceria com o deputado estadual arapiraquense Severino Pessoa (PPS).
Correndo por fora, mas que terão votos no Agreste alagoano estão o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) que conta com alguns simpatizantes em Arapiraca e Givaldo Carimbão que tem um trabalho de assistência social no combate aos dependentes químicos, com uma unidade de internamento na cidade de Craíbas, além de contar com apoio de setores da Igreja Católica. Mas o nome mais forte no Agreste é o deputado Arthur Lira (PP), que tem cerca de 70% do apoio dos prefeitos agrestinos.