Geral

Técnicos municipais são capacitados pela Sesau para atender adolescentes grávidas

29/04/2014
Técnicos municipais são capacitados pela Sesau para atender adolescentes grávidas

  curso_de_crescimento_e_desenv  A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Atenção Básica (DAB), iniciou, nesta segunda-feira (28), um curso de capacitação em crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente. O evento, que é voltado para técnicos que atuam na Atenção Básica e no Programa Saúde na Escola (PSE), acontece até esta terça-feira (29), no Hotel Tambaqui, em Maceió.
De acordo com a diretora estadual de Atenção básica, Cláudia Cerqueira, os municípios convidados a participarem da capacitação são os que tiveram o maior índice de gravidez na adolescência. “É importante que os profissionais saibam como atender este público, que possui necessidades bastante específicas e deve ser acompanhado com grande atenção, salvaguardando a saúde da mãe e da criança”, explicou.
A diretora ressaltou, ainda, que os técnicos serão instruídos sobre a importância do aleitamento materno, o monitoramento constante da saúde. “A integração entre Estado e municípios é essencial para o diagnóstico de áreas críticas e o desenvolvimento de soluções. Por isso, a importância deste evento”, destacou.
Já a coordenadora estadual do Núcleo de Saúde do Adolescente, Martha Gomes, ressaltou o papel multiplicador que cada um dos participantes possui em suas localidades. A técnica da Sesau lembrou que o trato com a mãe adolescente necessita de muita técnica e empatia, trazendo para as mães a consciência da prevenção de doenças e alimentação correta de seus filhos.

Programação – Na abertura do evento, a diretora estadual de Atenção Básica, Cláudia Cerqueira, proferiu palestra sobre a importância do Monitoramento do Crescimento e do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Em seguida, a médica Martha Gomes prestou orientações a cerca dos conceitos da área e a nutricionista Yana Aline apresentou uma proposta de acolhimento na primeira semana de saúde integral.
No segundo horário, foi organizada uma mesa redonda sobre o crescimento da criança, aleitamento materno, alimentação da criança, 10 passos para uma alimentação saudável, suplementação de vitaminas e sais minerais, além da interpretação dos gráficos da Caderneta de Saúde da Criança e da Caderneta de Saúde do Adolescente. A mesa foi coordenada pela representante da Rede Cegonha, Socorro Marques Luz.
Nesta terça-feira (29), o curso terá sequência com um ciclo de palestras proferido pela médica Martha Gomes. Ela irá se reportar sobre a saúde do adolescente, a exemplo da diferença entre crescimento e desenvolvimento e ressaltar a importância da Caderneta de Saúde do Adolescente. Em seguida, os participantes assistirão aulas sobre temas relacionados à alimentação saudável, sexualidade e anticoncepção e gravidez na adolescência. Ao final do evento serão realizadas as avaliações das atividades do dia e apresentadas propostas de melhorias sobre os temas trabalhados.