Geral

Servidores de seis comarcas recebem certificação digital

22/04/2014
Servidores de seis comarcas recebem certificação digital

de8    A Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Poder Judiciário de Alagoas deu início, nesta terça-feira (22), em Arapiraca, à emissão das certificações digitais aos servidores das comarcas de Água Branca, Cacimbinhas, Santana do Ipanema, Major Izidoro, Olho D’água das Flores e Maravilha, situadas na região sertaneja.
Os certificados possibilitarão a assinatura digital dos documentos judiciais, garantindo a tramitação virtual dos processos, com a supervisão adequada dos magistrados e servidores. A ação faz parte dos preparativos para virtualização das unidades judiciárias do interior, prevista para ser concluída até outubro deste ano.
No próximo dia 28, a Comarca de Santan do Ipanema recebe o evento de abertura da virtualização no interior, dando início aos trabalhos da tecnologia também às Comarcas de regiões adjacentes. Como explicou o desembargador Fernando Tourinho, presidente da Comissão da Virtualização, o objetivo é virtualizar todas as Comarcas do interior até o mês de outubro.
Para a virtualização, a equipe da Diati também visita, nesta terça, a Comarca de Major Izidoro, para reestruturar toda a estrutura física e tecnológica, com o intuito de facilitar as atividades do magistrado titular e de servidores, assim como prepará-la para o recebimento virtual dos processos.
Em 2011, a Comarca de Maribondo, na região Agreste, foi a primeira do país a ser 100% virtualizada. Na capital alagoana, a 25ª Vara Cível de Família já atua completamente virtualizada.

    Um ano de virtualização

O 2º grau do Judiciário alagoano completou, neste mês de abril, um ano de virtualização dos processos e já possui 11.581 ações civeis e criminais tramitando digitalmente, referente a 75% da demanda total desta instância.
A meta é que, até junho deste ano, todos os processos em trâmite no segundo grau, tanto nas Câmaras quanto nos gabinetes dos desembargadores, passem a ser digitais, eliminando toda a carga de arquivos físicos e possibilitando uma atuação mais ágil e acessível a todos que lidam com processos diariamente.

    Benefícios da virtualização

O implemento do sistema virtual de processos contribuiu para a redução de custos dentro e fora do Judiciário. Houve redução considerável no uso de papel e foi assumido o compromisso com a sustentabilidade, já que toda a tramitação tem sido feita através do sistema digital SG5.
Ainda, os processos digitais trouxeram praticidade à apreciação dos processos pelos magistrados e para consulta feita por servidores, advogados e jurisdicionados, tendo como principal resultado o fornecimento de respostas, em menor tempo, ao cidadão.