Geral

Campanha de vacinação contra a influenza vai até o dia 9 de maio

22/04/2014
Campanha de vacinação contra a influenza vai até o dia 9 de maio

INICIO DA VACINA CONTRA GRIPE    Vacinar 705.431 alagoanos contra a influenza. Com este objetivo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta terça-feira (22), a Campanha Anual de Vacinação contra a Influenza. A ação, que está sendo realizada em parceria com as 102 Secretarias Municipais de Saúde, irá ocorrer até o dia 9 de maio em postos fixos e volantes.
Nesta edição, houve ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Também devem ser imunizados idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, população carcerária e indígena, e portadores de doenças crônicas, desde que devidamente autorizados pelos seus médicos.
Para realizar a campanha, o Ministério da Saúde enviou para Alagoas 761.870 doses da vacina contra a influenza, que segundo estudo pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Segundo a gerente estadual do Programa de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, a vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

 Prevenção – No primeiro dia da vacina, a aposentada Maria das Graças Santos, 65 anos, compareceu ao Posto de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, no bairro Levada, em Maceió. “Vi pela televisão a informação sobre a vacina contra a Influenza e decidi não esperar. Não gosto de deixar minhas coisas para última hora. Por isso, decidi me vacinar já no primeiro dia para não enfrentar longas filas, porque a maioria dos brasileiros prefere deixar tudo para última hora”, ressaltou.
Informado sobre os sintomas da Influenza, que são febre, tosse e dor na garganta, além de dor de cabeça, muscular e nas articulações, o também aposentado José Otávio de Lima, 78 anos, também compareceu ao Posto de Saúde Osvaldo Brandão Vilela nesta terça-feira (22). “Na minha idade toda prevenção é necessária. Para não sofrer os efeitos da Influenza, é importante se vacinar. Por isso, aproveitei para vir no primeiro dia da campanha, pois não gosto de enfrentar longas filas”, disse o aposentado.

   Hábitos Saudáveis – A gerente do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI), Denise Castro, assegurou que, ao longo dos anos, a vacina contra influenza vem contribuindo para a prevenção da influenza nos grupos vacinados. Isso porque, ela apresenta impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis. “Além da vacina, é necessário manter hábitos saudáveis, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados, cobrir o nariz e a boca ao tossir, além de evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal”, recomenda.
Denise Castro informa que, no próximo sábado (26), às 9h, na Unidade Aldenir Peixoto, em Rio Largo, será realizado o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Neste dia, que marcará a cerimônia de abertura da campanha, serão disponibilizados postos de vacinação em locais de grande circulação de pessoas, a exemplo de shoppings e supermercados.