Geral

Barra de São Miguel é único município do nordeste contemplado com capacitação do Vila Sésamo

23/04/2014
Barra de São Miguel é único município do nordeste contemplado com capacitação do Vila Sésamo

   4e3 No dia 24 de abril a Secretaria Municipal de Educação realiza no auditório do Hotel Brisa Mar o o ultimo encontro do Projeto “INCLUIR BRINCANDO”, uma iniciativa da Vila Sésamo e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Entre 50 municípios participantes, o município da Barra de São Miguel/AL e Paraty/RJ foram os únicos do Brasil, contemplados nessa iniciativa.
O projeto visa capacitar professores da educação infantil, coordenadores pedagógicos, diretores, recreadores e representantes da sociedade civil, tornando-os agentes multiplicadores com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças, sensibilizando para o direito à brincadeira segura e inclusiva. Respeitar os direitos das crianças inclui garantir o direito de “brincar”, assegurado na Declaração dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Afim de concretizar esse direito, a legislação referente à Educação Infantil considera as dimensões do BRINCAR, do CUIDAR e do EDUCAR como imprescindíveis ao processo de ensino e aprendizagem na primeira infância.
Sobre a capacitação, a secretária de educação da Barra de São Miguel, Neuza Vilela, destacou que o interessante é a relação entre a teoria e prática do projeto. Ela explicou que o importante é ensinar através da diversão.
“Toda essa preparação é baseada em um evento teórico e um prático onde serão abordados os conceitos do projeto e a fabricação de brinquedos. Assim que for finalizado esse primeiro passo os educadores vão abordar esse tema nas escolas e utilizar o que foi aprendido durante o projeto”disse.

INCLUIR BRINCANDO

Desde 2012, o Projeto Incluir Brincando busca contribuir para a garantia do direito de brincar a todas as crianças, respeitando os ritmos e a individualidade de cada uma delas. O projeto é uma iniciativa da TV Cultura e da Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos responsável pela criação e co-produção do programa Vila Sésamo, com o apoio da Fundação MetLife, parceria estratégica do UNICEF e parceria institucional da Associação Laramara, do nstituto Rodrigo Mendes, da Efeito Visual Serigrafia e da Iguale Comunicação de Acessibilidade.
Em 2014, o projeto está potencializando as suas ações com educadores, familiares e cuidadores por meio de uma Campanha Transmídia, do Curso de Formação Incluir Brincando e da Coleção Incluir Brincando (que reúne um caderno de formação e dicas de brincadeiras e atividades inclusivas). Todas as estratégias educacionais estão articuladas em torno de sete temas transversais:

– Brincar é um direito da criança

– Brincadeiras inclusivas

– Brincando em família

– Brincando na comunidade

– Brincando com os amigos

– Feira de brinquedos

– Brincadeiras do Brasil