Brasil

Atleta na Escola supera meta de adesão e chega a todos os estados brasileiros

14/04/2014
Atleta na Escola supera meta de adesão e chega a todos os estados brasileiros

   foto6 Os ministérios do Esporte e da Educação apresentaram aos coordenadores estaduais do programa Atleta na Escola, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal os resultados do programa em 2013, e as metas para ampliação em 2014. A adesão ao programa Atleta na Escola foi considerada positiva, isso por que os resultados esperados superaram a meta prevista, em função da boa aceitação das escolas. O objetivo era alcançar 20 mil escolas, mas a adesão ultrapassou esse número e chegou a 23 mil.
“Para este ano, a proposta é que o Atleta na Escola chegue a 40 mil escolas, contemplando alunos nas modalidades de atletismo, judô, voleibol e mais dez modalidades paraolímpicas, que passaram a fazer parte do programa este ano”, afirmou coordenador do programa no Ministério do Esporte, André Arantes.
Com a adesão dos 26 estados e do DF, e de 82% dos municípios brasileiros ao Atleta na Escola, a competição nacional, dos Jogos Escolares da Juventude 2013, recebeu 83 atletas escolares oriundos da primeira etapa do programa, ou seja, da etapa escolar. Desses, 23 chegaram à final e sete conseguiram subir ao pódio. A meta para este ano é aumentar a presença dos atletas escolares que participaram da primeira etapa do programa e chegaram às finais da etapa nacional.
“A percepção do governo federal mostra que as competições escolares já existem há anos, e que a etapa escolar nunca fez parte do processo de classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares, e esse fato afastou a participação de grande número de interessados. Para corrigir esta falha e democratizar o acesso dos jovens ao esporte, é fundamental garantir assim o dever constitucional do direito universal e a prática do esporte. O MEC e o ME decidiram pela proposição e financiamento da etapa escolar e pelo apoio supletivo para as etapas classificatórias seguintes”.
No site do Atleta na Escola 2014 o fluxograma das competições dos Jogos Escolares mostra a trajetória dos alunos, que começam a disputa pela etapa escolar, financiada pelo programa Atleta na Escola e organizada pelas próprias escolas. A segunda etapa, a municipal, é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e ou Educação, e conta com recursos disponibilizados pela Lei nº 12.395 de 2011.
A terceira etapa – estadual/regional – é organizada pelas Secretarias de Estado de Esporte e ou Educação, e utiliza também os recursos da lei nº 12.395/2011 e do programa Atleta na Escola. A última etapa, a nacional, é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.