Geral

Alagoas deslancha em discussões sobre Economia Solidária

23/04/2014
Alagoas deslancha em discussões sobre Economia Solidária

 conferenciaregio   A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) promoveu na terça-feira (22) a II Conferência Regional de Economia Solidária no município de Coruripe. O evento teve como meta cumprir a agenda de encontros regionais para o fortalecimento das discussões que serão levadas à III Conferência Estadual de Economia Solidária que ocorrerá dias 19 e 20 de maio, no auditório da Associação Comercial de Maceió.
Segundo dados apresentados pelos conferencistas Eugênio Dantas e Jairo Silva, Alagoas vem deslanchando nas discussões de economia solidária. A primeira conferência aconteceu em 2006, de forma tímida; em 2010, alcançou três municípios e agora em 2014, abrande todo o Estado com as regionais em seis municípios. Os delegados, representando os empreendimentos, estarão na conferência estadual e, em novembro, em Brasília.

O tema –  também levado às demais regionais que aconteceram em Maragogi, Cajueiro e Arapiraca -,  é “Construindo um plano nacional de economia solidária para promover o direito de produzir de forma associativa e sustentável”. Esta regional contou com o envolvimento dos municípios de Coruripe, Jequiá da Praia, Roteiro, São Miguel dos Campos, Penedo, Feliz Deserto, Igreja Nova e Piaçabuçu.
A secretária-adjunta do Trabalho, Betânia Jatobá, falou do empenho do governo do Estado, através da Seteq,  em atender às expectativas das pessoas que buscam outras alternativas de renda para a sobrevivência e vêem na economia solidária uma saída para o desemprego.
“Está sendo uma grande satisfação promover esses eventos porque a conferência tem um papel de encurtar a distância que existe entre a sociedade civil e o poder público. É o momento de ouvirmos as pessoas e dar oportunidade para que saibamos quais são as demandas. A presença de 18 comunidades mostra o quanto o município está envolvido e na expectativa de novas alternativas de trabalho que não seja o formal, com carteira assinada”, afirmou.
A importância das discussões também foi enfatizada pela secretária do Trabalho, Stella Albuquerque, que tem acompanhado as conferências regionais em Arapiraca e Cajueiro. “É importante fazermos uma reflexão sobre as alternativas que temos para enfrentar o desemprego com a mecanização da cana de açúcar e o fechamento de usinas em Alagoas. Temos nos empenhado porque acreditamos que encontraremos caminhos para dar oportunidades de gerar renda e comercialização dos produtos que já estão sendo produzidos”, ressaltou Stella Albuquerque.
O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Economia Solidária de Coruripe, que mobilizou os grupos participantes e mostrou o empenho do município para alavancar a economia local e evitar o desemprego em massa dos trabalhadores do setor sucroalcooleiro.