Geral

Sesau garantiu mais de 7 mil atendimentos no carnaval

06/03/2014
Sesau garantiu mais de 7 mil atendimentos no carnaval

    Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revela que as unidades de saúde estaduais efetuaram 7.224 atendimentos durante o período de carnaval. Mais uma vez, o maior número de atendimentos ocorreu no Hospital Geral do Estado (HGE) que nos cinco dias do feriado registrou 1.700 ocorrências.

Profissionais da Sesau fizeram mais de 7 mil atendimentos durante o carnaval (Foto: Carla Cleto)

Profissionais da Sesau fizeram mais de 7 mil atendimentos durante o carnaval (Foto: Carla Cleto)

Do total de atendimentos registrados no HGE, 906 foram casos clínicos, 98 em decorrência de agressões, 188 em função de acidentes de trânsito e 471 foram acidentes casuais.
Já nos cinco ambulatórios estaduais, foram atendidas 3.431 pessoas, sendo 692 no Dom Miguel Câmara, 626 no Denilma Bulhões e 933 no João Fireman, 378 no Noélia Lessa e 802 no Assis Chateaubriand.
A Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou 708 atendimentos, 82 a mais que no mesmo período do ano passado. A exemplo do ano anterior, o que chamou a atenção foi a quantidade de acidentes envolvendo motocicletas, uma vez que este ano foram registrados 150 atendimentos contra 207 de 2013, representando uma redução de 23%.
Já no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram contabilizados 1.258 atendimentos nos quatro dias de folia momesca. Do total, foram 414 no Samu Arapiraca e 844 no Samu Maceió. Na Hemorrede Pública de Alagoas, que compreende os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar), foram liberadas 149 bolsas de sangue para os hospitais públicos e maternidades.
Para o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o fato de os cinco dias de folia terem transcorrido sem intercorrências  comprova que a estrutura montada para a saúde funcionou, assegurando a população acesso aos serviços do SUS. “Temos que destacar o nível de organização da Operação Carnaval, montada pela equipe técnica da Sesau e executada com empenho e profissionalismo pelos mais de 12 mil profissionais plantonistas”, destacou.
Villas Bôas destacou ainda que a tranquilidade nas unidades da Sesau é reflexo de um trabalho planejado e organizado. “Conseguimos atender a todas as ocorrências e garantir a assistência em saúde a todos aqueles que nos procuraram desde as primeiras horas do Sábado de Zé Pereira até a meia noite da Quarta-Feira de Cinzas”, destacou o titular da pasta da Saúde.
O secretário ressaltou que todas as unidades estiveram abastecidas com insumos e medicamentos para assegurar um atendimento ágil, qualificado e humanizado.